Em busca de um sonho, estudante escolhe a Unifesspa para cursar geologia

• Publicado: Segunda, 18 de Março de 2019, 16h30
  • Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2019, 17h15

DSC 0994Ter uma profissão que possibilite a construção de um futuro com mais oportunidades. Esse é o sonho de muitos estudantes, que buscam no ensino superior ampliar seus horizontes e mudar suas realidades. Sonhos que exigem muita dedicação e abdicações. Essa é a história de Eder dos Santos Vieira.

Eder deixou sua casa e trabalho em Ourilândia, há quase 400 km de distância de Marabá, para realizar um sonho: cursar geologia. “Desde de criança tinha curiosidade em saber sobre as pedras, rochas e coisas nesse sentido”. A paixão pelo estudo da composição e transformações da crosta terrestre teve mais capítulo quando ele ingressou no curso técnico de mineração. Mas ele queria mais.

Já no mercado de trabalho, atuando no setor de monitoramento ambiental em uma grande mineradora multinacional, Eder tomou a difícil decisão de pedir demissão, quando na terceira tentativa, conseguiu a aprovação no curso que sempre desejou. Ele foi um dos selecionados no Sisu 2019 da Universidade Federal do Sul e sudeste do Pará (Unifesspa).

Eder conta que também foi aprovado, para o mesmo curso, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mas preferiu a Unifesspa por conta de ser mais próxima da sua cidade natal. Marabá passa a ser a nova casa de Eder e sua esposa, que juntos escrevem mais um capítulo dessa história de sonhos e realizações.

Empolgado com início das aulas, ele confessa estar ansioso para ter as primeiras experiências em campo prático. “Espero poder contribuir com as áreas de pesquisa para evoluir junto com a universidade e sociedade”, disse.

Calourada 2019

O agora acadêmico de geologia fez questão de participar da Semana de Recepção dos Calouros (Calourada 2019), organizada pela Unifesspa. “Gosto muito de participar de programações e eventos assim. A cerimônia de abertura foi ótima".

A chegada de Eder à Unifesspa acontece em momento em que a Universidade e sua comunidade vivem um momento de alegria com o lançamento da marca que representará a identidade visual da instituição. “Isso vai ficar marcado, pois a gente entrou junto com o lançamento da marca”, afirmou o estudante.