Cinefront 2019 abre inscrições para exibição de documentário e filmes de curta e longa-metragem

• Publicado: Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 18h44
  • Última atualização em Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 09h39

Cinefront Inscricoes 2019A 5ª edição do Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira (FIA CINEFRONT) abre inscrições para exibição de documentário e filmes de curta e longa-metragem em sua programação, no período de 14 de fevereiro a 15 de março de 2019, conforme Regulamento

Poderão inscrever trabalhos no V FIA Cinefront: estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados e servidores docentes e técnico-administrativos da Unifesspa; e membros da comunidade externa, maiores de 18 anos. De forma gratuita, os interessados devem enviar a ficha de inscrição, disponível no site da Proex, para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Serão aceitas produções autorais realizadas em qualquer período, sem restrições à data de produção, em formato de arquivo digital de, no mínimo 720p de resolução, desde que não tenham sido exibidas em edições anteriores do FIA Cine Front.

A seleção das obras para compor o acervo da 5ª edição do FIA Cine Front será realizada pela Curadoria do Festival, composta por membros com conhecimentos técnicos necessários e reconhecida experiência em audiovisual. O resultado final, no dia 30 de março de 2019, será divulgado nos canais de comunicação da Proex e da Unifesspa.

O Festival será realizado nos municípios de Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Xinguara, Rondon do Pará, Marabá e em outras cidades da Região Amazônica, como Lima (Peru) e em demais localidades que serão posteriormente agendadas, no período 12 e 18 de abril de 2019, em parceria com os campi da Unifesspa, com a Universidad Catolica del Peru e apoio dos movimentos sociais e de organizações locais.

FIA CINEFRONT

O Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira (FIA CINEFRONT) é um evento organizado pela Pró-Reitoria de Extensão a Assuntos Estudantis (Proex) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em parceria com movimentos sociais, com outras universidades e com a Secretaria Municipal de Cultura de Marabá. A programação inclui sessões gratuitas de cinema e debate sobre as obras cinematográficas exibidas que abordam a realidade de regiões consideradas periféricas, de fronteiras, como a Amazônia.

Realizado no mês de abril, por ocasião da semana da luta pela terra, o FIA Cinefront, ao longo das suas quatro edições, já exibiu mais de 50 produções em mais de 130 sessões, atingindo um público de cerca de 8 mil expectadores, estendendo-se para além da cidade de Marabá e das cidades em que a Unifesspa tem campus instalado, no Acampamento da Juventude Sem Terra e comunidades indígenas, assim como em outras regiões brasileiras e outros países, como Peru e Alemanha, consolidando-se como uma das principais ações culturais, realizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Unifesspa.

O Festival surgiu como mostra de denúncia das consequências dos processos de “desenvolvimento” pautados por interesses econômicos e políticos vindos dos “centros capitalistas”, que se sustentam na exploração dos recursos naturais e da força de trabalho da população que vive na fronteira, gerando violências de todos os tipos e degradação humana e ecológica.

Mais que denuncia, o Festival expõe por meio da imagem, da fala e do fazer cinematográfico que se produz desde a fronteira, a dinâmica social própria que envolve vida, trabalho, cultura, modos singulares de existir, de se organizar politicamente e de se relacionar com o mundo e com o meio em que se vive, independentemente daquilo que é engendrado pelos interesses dos chamados “centros”. Assim, o festival se coloca também como momento de celebrar as lutas sociais e a re-existência popular que fazem da fronteira, front de batalha por direitos, igualdade, justiça e dignidade.

____

Serviço: