Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pós-Graduação: Unifesspa tem três novos Programas de Mestrado aprovados

  • Publicado: Sexta, 04 de Janeiro de 2019, 16h54
  • Última atualização em Segunda, 07 de Janeiro de 2019, 12h17
  • Acessos: 3758

Novos Mestrados

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) teve três novos programas de mestrado aprovados pela Capes. São eles: Mestrado Profissional em EducaçãoEscolar Indígena e Mestrado Profissional em Ciências Forenses, ambos em associação com outras instituições de ensino superior; e o Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia.

A aprovação desses programas reafirma os esforços da instituição, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), com o desenvolvimento científico na região sul e sudeste do Pará. Vale lembrar que outros dois mestrados já haviam sido aprovados em 2018: o de Educação Inclusiva (em rede) e o de História. Com isso, a Unifesspa fecha o ano com 12 programas de mestrado e quase 200 alunos matriculados nos cursos de pós-graduação.

A ampliação da oferta de cursos de pós-graduação abre um leque maior de opções para os egressos da universidade, dando continuidade e prolongar o estudo já iniciado na graduação, ou abrindo novos horizontes de pesquisas em áreas diferentes. Além disso, garante a formação de recursos humanos mais qualificados, valorizando e fortalecendo cada vez mais a força de trabalho local.

A Pró-Reitora da Propit, Cindy Stella Fernandes, ressalta que a oferta de programas de pós-graduação numa região distante dos centros de pesquisa é um desafio. “Estamos realizando transferência de conhecimentos para as pessoas que não podem se deslocar para os grandes centros de pesquisa do país. A Unifesspa aceita o compromisso de formar recursos humanos de qualidade e oferecer cursos de mestrado que outras universidades do norte ainda não oferecem, colaborando para reduzir as assimetrias da região”, disse.

Ainda de acordo com a Pró-Reitora, o objetivo é ampliar a oferta de pós-graduação, de forma a alavancar o ensino da graduação e impulsionar o crescimento e desenvolvimento de novas linhas de pesquisa e inovação, que vão desde buscar melhorias para a região sul e sudeste do Pará até a concepção de soluções para problemáticas recorrentes do país e do mundo.

“Apesar de ser uma instituição nova, a Unifesspa mostra que entende a importância da valorização do conhecimento e do aprendizado qualificado, contando para isso com um trabalho coletivo entre a administração central e todos os seus servidores e discentes, que a cada dia trabalham para que novas possibilidades de formação qualificada se apresentem a população”, pontuou Cindy Stella.

Mestrados

A Unifesspa conta com 12 programas de pós-graduação (incluindo os aprovados em 2018), que são:

  • Mestrado Acadêmico em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA);
  • Mestrado Acadêmico de Letras (POSLET);
  • Mestrado Acadêmico de Química;
  • Mestrado Acadêmico de Educação em Ciências em Matemática;
  • Mestrado Profissional de Ensino de Física (PROFIS);
  • Mestrado Profissional de Letras (PROFLETRAS);
  • Mestrado Profissional de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT);
  • Mestrado Acadêmico de História;
  • Mestrado Acadêmico em Rede de Educação Escolar Indígena;
  • Mestrado Acadêmico em Rede de Educação Inclusiva;
  • Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia;
  • Mestrado Profissional em Ciências Forenses.
0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página