Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis apresenta calendário das ações de 2019

  • Publicado: Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 11h50
  • Última atualização em Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 14h33
  • Acessos: 184

Reuniao Calendario Proex 2019 2A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da Unifesspa apresenta à comunidade acadêmica o calendário com ações a serem desenvolvidas em 2019. A pró-reitoria é responsável pelas políticas culturais, estudantis e de extensão, assegurando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na Universidade.

As ações da Proex, conhecidas pela comunidade acadêmica, estão com data marcada: Feira dos Povos do Campo, quinta edição do Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira (Cinefront), Prêmio Proex de Arte e Cultura, Fórum de Assistência Estudantil em junho, Fórum de Extensão em setembro, quarta edição dos Jogos Unifesspa e sétima edição da Mostra Universitária da Canção Paraense (Mucanpa).

O planejamento para 2019 traz a reorganização das ações de programas e projetos de extensão do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) e do Programa de Apoio e Permanência, para que sua execução seja estabelecida totalmente em um mesmo ano. Até hoje, o funcionamento tem sido de setembro a setembro, o que implica previsão no orçamento do ano seguinte. A medida, então, prorrogará o tempo dos programas e projetos de 2018 para aguardar a nova seleção em 2019 e sua execução total em 2020.

O ano de 2019 trará mais novidades. A Proex promoverá Seminários Integrados de Extensão e Assuntos Estudantis em todos os campi da Unifesspa, de março a junho. Durante os eventos, serão desenvolvidas diversas atividades como oficinas de projetos, debates sobre as políticas sob a responsabilidade dessa pró-reitoria e atividades culturais, além da escolha de representantes para participar dos Fóruns de Extensão e Assuntos Estudantis programados para ocorrer em junho. Junto ao seminário, será realizada a Caravana da Diversidade, uma ação junto ao Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade) com foco nas escolas públicas das cidades dos campi fora de sede.

Na extensão, será realizada uma mobilização por meio do Via Extensão (Vinculo Institucional de Ação de Extensão). A ação visará o cadastro das ações de extensão realizadas na Unifesspa no módulo de extensão do SIGAA. A sistematização das ações no sistema online permitirá iniciar o processo de creditação curricular da extensão nos cursos de graduação, visando a construção colaborativa de conhecimento a partir destas atividades, contribuindo para a efetiva indissociabilidade entre as funções básicas da Universidade.

No esporte, o calendário evidencia as seletivas para os Jogos Universitários Brasileiro, agora que a instituição é oficialmente registrada na Federação de Esportes Universitários do Pará (FEUP), credenciada na Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). As seletivas iniciam em fevereiro com a Liga do Desporto Universitário (LDU) de Futebol. Os estudantes interessados em participar devem entrar em contato com o Setor de Esportes da Unifesspa que fica na Proex.CALENDARIO PROEX 2019

Aproveitando as reuniões dos Conselhos da Unifesspa, o pró-reitor Diego Macedo apresentou o calendário de ações da Proex para 2019 aos representantes dos campi fora de sede na tarde desta quarta (5/12). Na oportunidade, além de terem conhecimento das atividades que tem sido desenvolvidas pela Proex e as novidades para 2019, Diego Macedo apresentou a proposta de expansão do Cursinho Popular Emancipa “Maria e Zé Claudio”. A expectativa é que o cursinho que já funciona em Marabá também seja executado nos campi fora de sede.

Para o coordenador do Emancipa, professor Rigler Aragão, a expectativa da expansão do cursinho de educação popular é positiva. “Vai ser desafiador já que a implantação do cursinho requer um trabalho coletivo na integração de quem irá desenvolver o projeto, tanto dentro da Universidade, como nas possíveis articulações locais. No entanto, é um grande salto para a Unifesspa que poderá potencializar a democratização do acesso da juventude por meio da educação popular. É um trabalho de desmistificação da Universidade como distante da realidade dos jovens e contribuindo para que ela seja vista como um espaço coletivo e de transformação social”, concluiu Rigler.

Presente na reunião, o professor e coordenador do curso de História do campus de Xinguara, Bruno Silva, destacou a iniciativa do calendário com datas já definidas para uma melhor articulação das ações nos campi fora de sede. “Meu esforço desde que assumi a coordenação do curso é para a inclusão dos campi fora de sede nessas atividades de forma mais integrada. Hoje, percebemos a sensibilidade da Proex na apresentação e na abertura para discussão na nossa forma de execução das atividades propostas.

Tivemos uma surpresa positiva na Mucanpa com o maior número de inscrição dessa edição, queremos nos fortalecer para os Jogos da Unifesspa. Estamos na expectativa para os seminários integrados e para a possibilidade do cursinho popular, uma forma de mostrar a sociedade que a universidade não deve ser oposição, mas o contrário: a universidade está aqui para fazer um projeto sobretudo de cidadania plena, para mostrar para às pessoas seus direitos civis, políticos e sociais”, destacou o professor Bruno.

Diretor do campus de Rondon do Pará, o professor Gabriel Moraes, volta com a expectativa do Emancipa no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). “Já estava pensando na articulação de um cursinho que possibilitasse aos jovens o acesso à Universidade e trazê-los para a Unifesspa. Com o Emancipa lá será uma forma de a universidade se aproximar da comunidade, fazer com que conheçam, se empolguem e defendam a educação pública e de qualidade”, concluiu o professor que confirmou a mobilização para participação nas atividades programadas para 2019, principalmente nas esportivas, já que o ICSA é reconhecido por suas participações nos Jogos Unifesspa.

O pró-reitor Diego Macedo acredita que este planejamento possibilitará melhor articulação para execução das atividades e visa maior envolvimento de toda a comunidade acadêmica da Unifesspa, estreitando o relacionamento com ações mais participativas para o próximo ano. “O exercício do diálogo é muito importante, tanto com a nossa comunidade como com os demais setores da sociedade. O cenário orçamentário não é muito otimista para o ensino superior, mas nossas ações devem continuar com o objetivo de levar a universidade onde ela não está, ampliando suas ações como forma de resistência. Uma resistência com planejamento e otimização dos recursos que possibilitem ampliações como o Emancipa, as bolsas de extensão e atividades que contribuem para formação de cidadãs e cidadãos críticos e comprometidos com a região em que estão inseridos, além da transformação da própria universidade e da sociedade como ambientes democráticos e pluriculturais”. Confira aqui o calendário.Reuniao Calendario Proex 2019 1

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página