Unifesspa sediará 14º Simpósio de Geologia da Amazônia

Pela primeira vez na história, uma cidade do interior, Marabá, foi escolhida para sediar o Simpósio de Geologia da Amazônia. Evento integra parte das comemorações de 10 anos de criação do Curso de Geologia. É esperada a participação de trezentos pesquisadores, professores, estudantes e profissionais envolvidos com a área.

• Publicado: Quinta, 12 de Março de 2015, 11h21
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em seu Campus 2, em Marabá, sediará o Simpósio de Geologia da Amazônia, programado para acontecer no período de 27 de setembro a 01 de outubro. É esperada a participação de trezentos pesquisadores, professores, estudantes e profissionais envolvidos com a área.
O simpósio é uma realização do Núcleo Norte da Sociedade Brasileira de Geologia e terá como temática "Recursos minerais da Amazônia e suas implicações socioeconômicas".
O simpósio pretende refletir e discutir sobre os modelos de exploração dos bens materiais que hoje se apresentam na região amazônica, na qual Marabá está incluída, bem como os efeitos causados na vida cotidiana local e na economia em geral.

Características do Simpósio

O Simpósio de Geologia da Amazônia é o principal fórum de divulgação do conhecimento técnico e científico das Geociências na Amazônia Legal, suscitando discussões sobre temáticas atuais de interesse social e econômico, relacionadas aos recursos minerais, incluindo os hídricos e energéticos.
Proporciona o congraçamento e a interação entre profissionais, professores, pesquisadores, estudantes e gestores de órgãos e empresas públicas ou privadas e tem sido um excelente espaço para a divulgação de produtos e serviços.
Apesar do Simpósio ter uma configuração regional, a dimensão da região amazônica qualifica o evento como de porte nacional, além de ele ter inserção internacional devido à participação que tem havido de profissionais de outros países da Amazônia (Bolívia, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru).
Em 2015, o simpósio será realizado na cidade de Marabá (sudeste do Pará) no período de 27 de setembro a 1 de outubro. Além do potencial que a região apresenta para a realização de eventos, inclusive com a construção de um centro de convenções, uma motivação especial em realizar o 14º Simpósio de Geologia da Amazônia, que pela primeira vez será em uma cidade do interior, é que em 2015 será comemorado os 10 anos de criação do Curso de Geologia da nova Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Estrutura do evento

Estão previstos a realização de simpósio temáticos, conferências, feira de exposições, sessões técnico-científicas, palestras, excursões, workshops, mesas redondas, visitas técnicas, minicursos, reuniões especiais e programação cultural e social.

Feira de Exposição

Simultaneamente ao evento pretende-se organizar uma feira de exposição, destinada a empresas públicas ou privadas, órgãos governamentais e não governamentais, sociedades científicas, universidades, institutos de pesquisa, associações, livrarias, editoras, e outras instituições relacionadas às Geociências e áreas afins, para divulgação de produtos e serviços.

Marabá

A cidade localizada na mesorregião do sudeste paraense, cerca de 580 km de Belém, tem como referência a confluência de dois grandes rios, Araguaia e Tocantins, além do rio Itacaiúnas.
O desenvolvimento do município durante grande período foi dado pelo extrativismo vegetal, principalmente madeira nobre e castanha-do-Pará, e pela exploração desordenada de bens minerais por garimpeiros. Com a descoberta da Província Mineral de Carajás, desenvolveu-se rapidamente, tornando-se um município com forte vocação industrial, agrícola e comercial.
Hoje Marabá é um grande entroncamento logístico, interligando cinco rodovias ao território nacional, além das vias aérea, ferroviária e fluvial. O município é o quarto mais populoso do Pará, com aproximadamente 252 mil habitantes, apresentando o quarto maior PIB do Estado. Devido a sua expansão, crescimento, afluência e importância como polo integrador, principalmente dos negócios da mineração e uso do solo, um grande centro de convenções está em vias de conclusão, facilitando a promoção de eventos de todos os portes.
O evento será realizado nas dependências da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Umifesspa) que conta com amplos auditórios e salas que viabilizarão as principais atividades. Outra alternativa será o novo Centro de Convenções que está prevista sua conclusão no 1º semestre de 2015.

Informações

Outras informações com o professor Emídio Santos Júnior, coordenador do Simpósio na Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará, Campus II, Folha 17 Quadra 04 Lote Especial - Nova Marabá - CEP: 68.505-080.
E-mail: 14sga@unifesspa.edu.br