Encontro Regional das Agrárias aborda produção e desenvolvimento sustentável na Amazônia

• Publicado: Sexta, 19 de Outubro de 2018, 21h17
  • Última atualização em Quinta, 25 de Outubro de 2018, 16h34

DSC 0178Diversidade produtiva, viabilidade econômica de sistemas de integração lavoura-pecuária e alternativas na pecuária para agricultura familiar no sudeste paraense. Esses são temas que estão sendo tratados na 14ª edição do Encontro Regional das Agrárias (ERA). A abertura do encontro ocorreu na quarta-feira (16), no auditório do Campus I da Unifesspa, em Marabá.

Configurando-se como espaço formativo, o encontro busca propiciar o intercâmbio de práticas e experiências entre discentes, pesquisadores, produtores e profissionais de áreas afins, de diferentes instituições de ensino e regiões, trabalhando com temáticas que atendam às demandas locais e regionais.

Segundo a coordenadora geral do ERA 2018, Regina Lages, o tema dessa edição - “Sustentabilidade e diversidade na Amazônia: perspectivas produtivas” - surgiu após a constatação da necessidade de se pensar a sustentabilidade aliada à produtividade, utilizando técnicas e sistemas produtivos viáveis.

“Cada ano buscamos temáticas relevantes para a região amazônica. Dentro da programação procuramos contemplar assuntos variados para agregar os diferentes públicos”, afirmou Regina. A expectativa é mobilizar mais de 120 participantes durante os quatro dias de evento.

O camponês Francisco Valter, representante do movimento de pequenos agricultores, defendeu a necessidade do desenvolvimento sustentável, com a valorização do meio ambiente e preservação da Amazônia brasileira.

Ele palestrou sobre arranjos produtivos na agricultura familiar, destacando o potencial para apicultura. "É uma alternativa viável para região, porém pouco explorada. Nosso consumo é pequeno em relação ao potencial, pois temos o costume de usar o mel como remédio, esquecendo que é um alimento”.

A acadêmica do 8º período de agronomia da Unifesspa, Geicy Kelly, classifica como benéfica a interação aluno-agricultor, oportunizada pelo o evento. “É importante conhecer realidades diferentes das suas, experiências exitosas e o que tem sido desenvolvido por profissionais da área”, ponderou a estudante.

O ERA

O Encontro Regional das Agrárias foi criado em 2005, pelos alunos do curso de Agronomia da Universidade Federal do Pará, Campus de Marabá. O ERA anseia contribuir com o processo de desenvolvimento da Amazônia, tendo em vista que possibilita a inserção de todos os atores sociais (estudantes, professores, pesquisadores, extensionistas e agricultores) envolvidos nos debates relacionados às questões agrárias e ambientais, tornando-os assim agentes do próprio desenvolvimento.