Carta constitucional é tema de palestra em escola pública de Marabá

• Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 22h45
  • Última atualização em Sexta, 19 de Outubro de 2018, 10h09
  • Acessos: 1955

carta constitucional 01A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) promoveu na tarde desta quinta-feira (18), na Escola Estadual de Ensino Médio Plínio Pinheiro, em Marabá, uma palestra educativa para falar sobre os 30 anos da Constituição Federal. A iniciativa faz parte do circuito de encontros que precedem o “Seminário 30 anos da Constituição Federal de 1988”, a se realizar no próximo dia 25, às 18h, na Câmara Municipal de Marabá.

Estudantes das turmas do 3º ano puderam refletir a respeito das alterações que a Constituição sofreu ao longo de seus 30 anos, principalmente com a Emenda Constitucional 95, a chamada PEC dos gastos públicos. Durante o espaço de diálogo, foram discutidos os impactos dessa emenda nas diversas áreas sociais, em especial no campo da educação, e os reflexos no acesso de estudantes à educação pública de qualidade.

carta constitucional 02O aluno Lucas Oliveira avaliou como positiva sua participação na palestra. “Foi bem interessante, pois pude entender melhor alguns temas abordados relativos à Constituição”. Lucas revelou ainda gostar de pesquisar e ler sobre temas relacionados à economia e direitos humanos.A palestra foi ministrada pelo professor Daniel Nogueira Silva, da Faculdade de Ciências Econômicas da Unifesspa. Para o ele, essa ação “visa despertar o entendimento dos alunos sobre os direitos assegurados ao cidadão brasileiro e reforça o papel social que a Universidade possui”.

Segundo o professor da escola Plínio Pinheiro, Jorge Rodrigues Ferreira, ações integradas entre instituições de ensino superior e escolas públicas ampliam nos alunos o desejo pela busca do conhecimento e fortalecem o ensino de qualidade. “É preciso oferecer oportunidades para que esses estudantes possam mudar sua realidade. A Universidade, principalmente pública, é fantástica nesse sentido, pois é realizadora de sonhos”, diz.