Seminário promovido por alunos discute o presente e o futuro da Psicologia na região

• Publicado: Sexta, 05 de Outubro de 2018, 15h13
  • Última atualização em Quarta, 10 de Outubro de 2018, 18h22

WagnerDiasDiscutir os desafios da prática psicoterapêutica na região. Esse foi o objetivo de mais um seminário integrado promovido por alunos do curso de Psicologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Durante dois dias, os estudantes puderam ouvir as experiências de profissionais que atuam na região a partir de temas de destaque no campo da Psicologia.

Psicoterapia infantil, psicoterapia com vítimas de violência, Depressão e suicídio foram os assuntos escolhidos pela comissão organizadora para compor a programação do II Seminário Integrado de Psicologia. A variedade de temas e a qualificação profissional dos palestrantes atrairam um público diversificado, a exemplo de alunos e profissionais da área de fisioterapia, enfermagem, educação e psicologia.

O psicólogo Vagner dias Caldeira, um dos palestrantes do evento, destacou a importância da troca de experiência com os alunos da Unifesspa que serão a primeira turma de psicólogos formados na região.

“Eu acredito que esses profissionais farão a diferença no sul e sudeste paraense, por já conhecerem de perto as realidades locais, as simbologias, a linguagem. O psicólogo precisa conhecer a rede, ter a noção de território e eles já se formarão com essa bagagem, o que representa uma vantagem em relação aos profissionais que vieram de fora. Esse evento foi um momento muito lindo e rico pra todos nós”, disse Wagner Caldeira, que é referência técnica em saúde mental, álcool e outras drogas na região sudeste do Pará.

Para a coordenadora do curso de Psicologia da Unifesspa, Profa. Dra. Lúcia Cavalcante, o êxito do evento revelou o nível de organização e engajamento dos alunos, alguns deles recém-ingressantes na graduação. “Os discentes foram os protagonistas na realização desse evento e contaram com todo apoio da Instituição. Essa experiência é importante para desenvolver novas habilidades, mas principalmente porque nossos alunos já começam, desde cedo, a compreender a realidade em que serão inseridos profissionalmente, debatendo e ampliando as reflexões a partir de suas próprias vivencias. Esse evento mostra também a qualidade e o compromisso que nosso curso tem com o presente e o futuro da Psicologia. Estão todos de parabéns”, elogiou.

eventopsicologia

Cerca de 200 kg de alimentos não perecíveis que foram arrecadados durante as inscrições do evento foram doados ao Lar São Vicente de Paulo. A Comissão Organizadora foi composta pelos alunos: Aldeci Eva dos Santos Santana, Amanda dos Santos, Amanda Viana Alencar, Ana Flávia Nogueira Pimentel, Barbara Bittencourt Nobre, Daniele Rosa dos Prazeres, Damila de Jesus Vieira, Fábio de França da Silva, Gabriel Barbosa Sardinha, Kellyta Gomes Bandeira, Leiliane dos Santos da Conceição, Laís Rafaelly Rodrigues Justino da Silva, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, Manoel Silva Carneiro Jr, Maria Emilia Pirovano de Almeida, Mayara Lima Silva, Maycon Silva Macedo, Rômulo Gemaque da Luz, Sabrina Alana Gomes Pinto, Sérgio Adriano Lima Rocha, Talita Barroso Garcia, Vanessa dos Santos Sousa, Vanessa Ruana Amorim Farias e Verônica Abdon de Oliveira.

Palestrantes e atração cultural

O psicólogo Vagner Dias Caldeira proferiu a palestra “A atuação psicoterapêutica na região sul e sudeste do Pará. A mesa-redonda com o tema "Psicoterapia com vítimas de violência" contou com a participação da professoa Katerine Sonoda e a psicóloga Márcia Andrea Augusto. O tema Depressão e Suicídio foi conduzido pelos professores Mayara Sindeaux, Caio Maximo e o psicólogo Arthur Zanelli. E a mesa-redonda sobre psicoterapia infantil trouxe a experiência das psicólogas Tábata Veloso e Rejane de Moura Lima.

A abertura oficial do evento contou com as presenças da vice-reitora da Unifesspa, Idelma Santiagodo, da coordenadora do curso de Psicologia, Lúcia Cavalcante, do coordenador geral do DCE, Igo Silva e do diretor do Centro Acadêmico do curso de Psicologia, Rômulo Luz. O público prestigiou, ainda, uma atração musical com os estudantes Sérgio Adriano Rocha (vocal), Luiz Farias (violão), Willi Galvão (contrabaixo), Felipe Ramos (percussão), que apresentaram canções da MPB, do rock nacional e do brega.

psicologa

30118684297 db6b58c46c k