Unifesspa recebe primeiros alunos estrangeiros em seu mestrado

Os peruanos Ginno Alexander Pérez Salas e Luis Andres Calcina Romero assistem aulas desde hoje, no PDTSA (Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, que tem sede no Campus 3, também conhecida como Cidade Universitária, em Marabá. Este ano são 17 os novos mestrandos do programa.

• Publicado: Terça, 03 de Março de 2015, 11h31
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) recebeu ontem, em sua aula inaugural, os dois primeiros estudantes de origem estrangeira em seu mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA).

Os dois são peruanos, Ginno Alexander Pérez Salas e Luis Andres Calcina Romero, e vieram por meio do programa de intercâmbio da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com o apoio da Divisão de Assuntos Educacionais do Ministério da Relações Exteriores do Brasil.

O programa reafirma, com essa ação, o compromisso de ampliar as oportunidades educacionais para contribuir para o desenvolvimento do capital humano nas Américas, oferecendo mais de 500 bolsas de estudo para os cidadãos proeminentes dos Estados membros da OEA para estudar mestrado e doutorado em universidades brasileiras, dentre elas, a Unifesspa.

A professora Edma Moreira, vice-coordenadora do PDTSA, destaca que será relevante para a Unifesspa e para o programa o ingresso dos peruanos, "pois ampliará os conhecimentos acadêmicos e institucionais, assim como haverá a troca de saberes entre realidades sociais, econômicas, ambientais e culturais complexas como as presentes no Brasil e no Peru".

"A aproximação desses saberes, certamente, propiciará novas pesquisas sobre as dinâmicas territoriais", espera Edma.

Mais sobre o PDTSA em: https://pdtsa.unifesspa.edu.br/