I Workshop discute pesquisas realizadas no Instituto de Ciências Exatas da Unifesspa

• Publicado: Quarta, 26 de Setembro de 2018, 11h55
  • Última atualização em Quarta, 26 de Setembro de 2018, 11h57

Destaque I WorkshopO I Workshop do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) teve início na manhã desta terça-feira (25), no Auditório Central do IGE.

Estiveram presentes na abertura o reitor da Unifesspa Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, a diretora do Instituto de Ciências Exatas (ICE) - Joana Luiza Siqueira, da Faculdade de Matemática - Prof. Dr. Narciso das Neves Soares, de Química - Prof. Dr. Sebastião Cruz Silva, Física - Prof. Dr. Edney Ramos Granhen, Ciências Naturais - Ulisses Brigatto Albino.

O reitor da Unifesspa em sua fala, parabenizou a realização do I Workshop do ICE enfatizando a importância da socialização das pesquisas e da cooperação entre professores e alunos no avanço disso para a transformação e melhoria da região sul e sudeste do Pará.

A palestra de abertura foi com o ministrante Prof. Dr. Marco Cremona, da PUC – RJ. Ele falou sobre a “Eletrônica Orgânica – dispositivos para a eletrônica do futuro” e sua aplicabilidade na visão noturna, segurança, inspeção, medicina, além das pesquisas básicas em moléculas orgânicas sensíveis ao NIR.

“A ideia de se fazer este Workshop é muito importante porque representa um espaço para que os alunos conheçam e despertem o interesse sobre as pesquisas que esta universidade tão jovem está realizando, objetivando criar novos núcleos de pesquisas em cooperações com outras universidades a partir de temas abordados no evento”, destacou o Prof. Dr. Marcos Cremona.

Já a palestra sobre o “Panorama das pesquisas do Instituto de Ciências Exatas” foi ministrada pelo Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo que explanou o que se tem feito nas áreas de Química, Física, Ciências Naturais e Matemática.

O evento objetiva promover o compartilhamento de ideias e o conhecimento mútuo das linhas de pesquisa e especialidades dentro do ICE, trazendo um ciclo de palestras apresentadas por pesquisadores da Unifesspa no intuito de se conhecer e discutir os próprios trabalhos científicos realizados na universidade, fomentando projeções para futuros projetos e parcerias naqueles em curso que encontrem interfaces com os apresentados.

“É muito importante os alunos participarem desse I Workshop do Instituto de Ciências Exatas, tendo em vista que há palestras sendo ministradas aqui sobre pesquisas que a gente não conhece, por exemplo, na área da nanotecnologia. Muitos assuntos dentro do evento nos farão ‘abrir os olhos’ sobre qual área devemos trilhar para o mestrado, doutorado e etc. Há pesquisas sendo desenvolvidas aqui dentro do Instituto de Ciências Exatas que a gente não conhece e, esse momento, é importante para que todos possam se conhecer e se ajudar mutuamente”, disse o aluno do curso de licenciatura em Química Domingos Silva.Worshop 2

À tarde, os presentes participaram da palestra: “Nuclear Magnetic Resonance: How to Model This Property at Liquid Environment” com o Prof. Dr. Rodrigo Do Monte Gester.

Foi ministrada ainda a palestra: “Estudo biofísico de globinas extracelulares e suas aplicações” com o Prof. Dr. Francisco Adriano De Oliveira Carvalho.

No final da tarde, ainda puderam conhecer sobre a “Genética e Biologia Molecular: análise de transcriptoma de planta utilizando bioinformática” com a Profa. Dra. Sheila Maysa Da Cunha Gordo.

Já a noite, o evento prosseguiu falando sobre “Simulação computacional de sistemas em nanoescala” com o Prof. Dr. Tarciso Silva De Andrade Filho.

Confira a programação do I Workshop do Instituto de Ciências Exatas

Quarta - 26/09

10h - Palestra: Currículo, formação docente e tecnologia - Prof. Dr. Nasciso das Neves Soares.

11h - Palestra: Catalisadores biológicos e seu papel nas reações industriais - Prof. Dr. Darlisson de Alexandria Santos.

12h30 às 14h- Intervalo para almoço

14h30 - Palestra: Desenvolvimento de cerâmicas porosas com potencial para isolamento térmico em temperaturas acima de 16h - Profa. Dra. Adriane Damasceno Vieira de Souza.

16:00 - Palestra: Constituição do professor universitário iniciante no contexto de uma instituição em implantação: envolvimento e responsabilidade individual e institucional - Profa. Dra. Maria Margarete Delaia.

17h30 - Café

18h às 19h - Palestra: Controle magneto-ótico da emissão espontânea de dois fótons na presença de grafeno - Prof. Dr. Mateus Gomes Lima.

20h às 21h - Palestra: Doenças Infecciosas e Clima: descobrindo causas a partir de dados - Prof. Dr. Roberto André Kraenkel.

Quinta - 27/09

15h às 17h - Minicurso: Modelos matemáticos em Biologia - Prof. Dr. Roberto André Kraenkel.

Sexta - 28/09

9h às 11h - Minicurso: Modelos matemáticos em Biologia - Prof. Dr. Roberto André Kraenkel

Serviço:

I Workshop do Instituto de Ciências Exatas

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus de Marabá, Unidade II, Auditório Central do IGE

Endereço: Folha 17, Quadra 04, Lote Especial, s/n.º - Nova Marabá, PA, 68505-080

Data: 25 a 28 de setembro