Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aluna do curso de Artes Visuais da Unifesspa é uma das vencedoras do 8º prêmio Ibema Gravura

  • Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 08h50
  • Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 08h54
  • Acessos: 3765

Destaque BruxaA aluna do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) – Fiama Rodrigues Silva é uma das vencedoras do 8º prêmio Ibema Gravura, realizado na cidade de Curitiba – PR.

Ao todo, 134 obras foram inscritas para este concurso. Ela ficou entre os 20 ganhadores do prêmio, apresentando a obra intitulada: “Bruxa”.

Segundo a aluna, o tema “Bruxa” de sua xilogravura colorida é uma representação figurativa da resistência feminina. “Dei este nome à obra – por todo o contexto que as bruxas têm na história e além de ter me inspirado na minha mãe que é uma mulher muito forte, de muitas crenças, que acredita no poder das plantas e essas relações de poder feminino que foi reprimido muito tempo, mas hoje, estamos alcançando nosso espaço, como mulher, artista, como a gente quiser. Participar do Prêmio Ibema Gravura e estar entre os selecionados é muito significativo para minha formação de artista visual e para visibilidade do nosso curso de Artes Visuais da Unifesspa. O que é interessante é que o nosso curso tem apenas 4 anos de existência", comentou.

A estudante também destacou a importância da conquita para a Instituição. "A Unifesspa tem apenas 5 anos que se desvinculou da UFPA – e isso, é uma importante construção dentro do universo acadêmico. Só tenho a agradecer a todo nosso corpo docente que nos faz construir e obter conquistas, dando-nos esse essencial direcionamento. Eu recebo este prêmio de braços abertos, porque é também um encorajamento para mais atividades, concursos, exposições, eventos e afins; tomar a posição de produção de artes no Pará, visar e ser referência na produção de gravuras”, ressaltou a aluna e artista.

A aluna disse ainda que este concurso é o único de gravura que acontece no país, tendo 178 estudantes/artistas inscritos nesta edição. “Ficamos todos felizes e orgulhosos com a premiação da discente Fiama Rodrigues, no 8º Prêmio Ibema Gravura”, disse a professora e diretora da Faculdade de Artes Visuais (FAV/Unifesspa) Cinthya Marques do Nascimento.

Idealizado e realizado pela iniciativa privada, tem o objetivo de difundir esta arte milenar e revelar grandes talentos, além de estimular e promover artistas que ainda estão em formação, o prêmio é voltado para estudantes de cursos superiores e de escolas de artes gráficas de todo o país a dar visibilidade às suas obras por meio da participação e exposições de suas artes no concurso.

Após várias edições, o prêmio se consolidou como uma importante etapa de aprendizagem, sendo incluído no calendário acadêmico de várias universidades do país, contribuindo com a formação dos artistas.

As obras foram analisadas pelo corpo de jurados composto pela artista plástica e especialista em gravura Uiara Bartira, Jussara Age artista plástica e professora de Litografia no Museu da Gravura Cidade de Curitiba e da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e, pelo Professor do Museu da Gravura de Curitiba Nelson Edi Hohmann.

As 20 obras selecionadas serão apresentadas, juntamente com seus autores, em uma vernissage no dia 18 de outubro, no Museu da Gravura da cidade de Curitiba – Solar do Barão das 19h30 às 21h30. O evento é gratuito e aberto ao público. Na ocasião, serão entregues os prêmios, certificados e feita as menções honrosas aos artistas vencedores.

Fim do conteúdo da página