Professoras do curso de Jornalismo recebem as boas-vindas do reitor da Unifesspa

• Publicado: Sexta, 17 de Agosto de 2018, 11h18
  • Última atualização em Segunda, 20 de Agosto de 2018, 08h55

Destaque RecepçãoO reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) Maurílio Monteiro recepcionou as professoras Ingrid Gomes Bassi, Elaine Javorski, Lívia Barroso e Janine Bargas que vão atuar a partir desse semestre, no curso de jornalismo no campus de Rondon do Pará. Além de dar-lhes as boas-vindas, o reitor falou da alegria em recebê-las na instituição, explicando-lhes a missão nobre que as aguarda no campus.

O reitor ressaltou que a Unifesspa é uma universidade regional e que temos ensino de qualidade, pesquisas relevantes e uma extensão punjante que vai além dos muros da instituição servindo a nossa comunidade. Ele destacou ainda que a Unifesspa tem mostrado que mesmo saindo do eixo Rio-São Paulo, isso é possível.

Monteiro se colocou à disposição das professoras para dar apoio às ideias e projetos a serem desenvolvidos no campus e falou de sua alegria em perceber que elas chegam à Unifesspa com entusiasmo e alegria em fazer com que o curso de jornalismo seja um diferencial dentro da universidade.

Durante o encontro, as professoras se mostraram contentes também com a infraestrutura do campus, materiais e equipamentos que estão sendo implantados nos laboratórios e destacaram o compromisso delas em, através do curso, mostrar a função social do jornalismo que é insubstituível e necessária, haja vista que uma sociedade que não está bem informada pode ser facilmente manipulada.

Sobre o curso de jornalismo: Os alunos ingressantes no curso novo da Unifesspa vão aprender que o bacharel em jornalismo trabalha na busca de informações e na sua divulgação por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. É o profissional da notícia.

No seu dia a dia, ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, faz entrevistas e escreve artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Pode se especializar em acompanhar os acontecimentos na política, na economia ou na administração pública. Ou se dedicar a divulgar novidades no campo da ciência, dos esportes, da saúde e da cultura.

O profissional especializado em Jornalismo pode assumir diferentes cargos nesta área, tais como: repórter, redator, assessor de imprensa, repórter investigativo, editor, chefe de reportagem, entre outros.

O jornalista deve ter sempre uma postura ética, senso de responsabilidade e compromisso com a verdade. Ele deve apurar os fatos com precisão, buscar fontes confiáveis para transmitir informações corretas ao público.

Parte do trabalho do jornalista é adequar a linguagem das notícias e reportagens a serem transmitidas de acordo com a mídia em que serão veiculadas e com público que se deseja atingir.

O curso de bacharel em jornalismo tem duração de 4 anos, com carga horária de 3.047 horas e será ofertado a partir desse semestre no campus de Rondon do Pará, localizado na Rua Rio Grande do Sul, s/n – Centro.Recepção 2