CPA promove campanha para Autoavaliação Institucional 2018 e meta é atingir 80% de participação entre alunos

• Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2018, 22h57
  • Última atualização em Sexta, 22 de Junho de 2018, 18h40

CPA 0028

Durante oito dias de intenso diálogo e sensibilização, a equipe da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) percorreu todas as unidades do campus de Marabá reunindo alunos, professores e técnicos administrativos para divulgar a Campanha de Autoavaliação Institucional 2018, lançada no último dia 11 de junho, com as presenças dos dirigentes da Unifesspa.

A CPA realizou mais de 20 reuniões e conseguiu mobilizar cerca de 600 alunos, 90 professores e 27 técnicos administrativos. “Estamos criando uma cultura avaliativa na universidade e, por isso, é importante propiciar essa participação da comunidade acadêmica. A CPA é também um canal de participação, então, além de divulgarmos a autoavaliação ouvimos as principais demandas, sugestões e reivindicações da comunidade acadêmica, que serão encaminhadas para os setores envolvidos, cobrando e publicizando os resultados”, explicou o presidente da CPA, professor José Amilton.

A meta da CPA é mobilizar especialmente os alunos, atingindo na Autoavaliação de 2018 uma participação de até 80%, superando sobremaneira os resultados do anos anteriores, em que o envolvimento de discentes foi inferior a 30%. Em relação aos servidores, tendo em vista o papel de cada um na construção e defesa da Universidade, a expectativa é de uma participação de mais de 90%.

A autoavaliação é um importante instrumento de gestão, capaz de fornecer subsídios para o planejamento e desenvolvimento da Universidade. O resultado da autoavaliação influencia na Avaliação dos Cursos de Graduação e na Avaliação Institucional Externa, por isso, é fundamental a participação de toda a comunidade para que o resultado possa ser o mais aproximado possível da realidade da Unifesspa.

reunião CPAICH

Além de informar o papel da CPA como ferramenta estratégica de gestão, durante cada reunião foi apresentado o relatório de autoavaliação do ano passado, o que permitiu a discussão de pontos centrais como: Missão e planos de desenvolvimento institucional; Políticas para ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação; Responsabilidade social da instituição; Comunicação com a sociedade; Políticas de pessoal (docentes e técnico-administrativos) e carreiras; Organização e gestão; Infraestrutura física (de ensino, de pesquisa, biblioteca, etc); Planejamento e avaliação (autoavaliação); Políticas de atendimento aos estudantes, incluindo egresso e Sustentabilidade financeira.

“Nossa avaliação dessa primeira etapa de trabalho de divulgação é muito positiva, pois a comunidade compareceu se apropriou desse momento. Hoje, a gente pode afirmar que toda a comunidade acadêmica conhece a CPA e reconhece a sua importância estratégica para a Instituição, na defesa e desenvolvimento da nossa universidade”, avaliou o presidente.

A partir da próxima semana, a equipe CPA segue para os campi fora de sede, fazendo o trabalho de divulgação e mobilização junto aos institutos nas cidades de Xinguara, São Félix do Xingu, Rondon do Pará e Santana do Araguaia. Confira a agenda de trabalho nos campi:

25 de junho em Rondon do Pará -  a partir das 09 h com toda comunidade acadêmica;

27 de junho em Xinguara -  a partir das 09 h com toda comunidade acadêmica;

28 de junho em Santana do Araguaia -  a partir das 09 h com toda comunidade acadêmica;

29 de junho São Félix do Xingu -  a partir das 09 h com toda comunidade acadêmica.

A Autoavaliação Institucional será realizada no segundo semestre de 2018, com data a ser definida, e o formulário ficará disponível para preenchimento por um período de 15 dias no sistema SIG Unifesspa. Até lá, a CPA promoverá um Dia D de engajamento para que o máximo de integrantes da comunidade universitária possam realizar o preenchimento do questionário.

CPA 0011