Unifesspa lança edital para concessão de bolsas do Pibid

• Publicado: Quarta, 13 de Junho de 2018, 10h05
  • Última atualização em Quarta, 13 de Junho de 2018, 16h12

Destaque Pibid ProegA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e da Diretoria de Planejamento e Projetos Educacionais (Dproj), divulgou nesta terça-feira (12/06) a participação da universidade no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que será desenvolvido em parceria com escolas de educação básica da rede municipal ou estadual de ensino.

O Pibid terá duração de 18 meses, a partir de agosto deste ano, em conformidade com o edital Capes nº 07/2018, Portaria nº 45 da Capes, e objetiva proporcionar aos alunos na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O Pibid promove ainda a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início da jornada do docente, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica.

Entre as modalidades de participação no Pibid estão a de Bolsista de iniciação à docência – designados aos alunos que estejam regularmente matriculados na primeira metade do curso de licenciatura na área do subprojeto participante do Pibid/Unifesspa e que não tenha concluído mais de 60% da carga horária regimental do curso; o de Coordenador institucional cuja função é desempenhada por um docente da Unifesspa responsável pelo projeto institucional da universidade; o de Coordenador de área no qual o docente da Unifesspa coordenará uma área do subprojeto e, por fim, o de Professor supervisor – em que o professor da escola de educação básica que foi selecionado pelo coordenador de área acompanhará o aluno na escola.

No total serão distribuídas 104 bolsas de iniciação à docência e 12 bolsas de supervisor, via Capes, e até 56 bolsas de iniciação à docência como contrapartida da Unifesspa.

Para participar dos editais, o estudante e o professor da escola básica deverá cadastrar seu currículo na Plataforma Freire e efetuar sua inscrição seguindo as regras dos editais específicos.

Todas as informações sobre editais, subprojetos e documentos necessários para acessar ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Unifesspa) podem ser acessadas através do link: https://proeg.unifesspa.edu.br/ultimas-noticias/357-programa-institucional-de-bolsa-de-inicia%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-doc%C3%AAncia-%E2%80%93-pibid.html, diretamente na Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) ou pelo fone (94) – 2101.7132.