Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Prevenção: Servidores da Unifesspa recebem orientação sobre LER/DORT

  • Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 14h18
  • Última atualização em Sexta, 20 de Abril de 2018, 15h19
  • Acessos: 2723

Destaque LERO projeto que abordou sobre Orientação e Prevenção contra Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) percorreu as Unidades I, II e III do campus Marabá da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), nos dias 18, 19 e 20/04, respectivamente.

Numa iniciativa da Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), através da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), o projeto intitulado "DSQV cuidado de você", teve o objetivo de alertar os servidores sobre a importância de se prevenir contra doenças relacionadas ao trabalho como: a LER/DORT que pode atingir tanto os técnicos administrativos como os professores.

A LER/DORT pode atingir pessoas que digitam muito, os técnicos de laboratório que necessitem fazer soluções químicas, por exemplo, que exige muita repetição de movimentos, as que carregam muito peso e até mesmo os professores que utilizam muito o quadro (que levantam o braço acima do pescoço para escrever).

A Terapeuta Ocupacional Raquel Bezerra da Silva do Centro de Referência em Saúde Trabalhador (Cerest) ministrou a palestra sobre Lesão por Esforço Repetitivo - (LER/DORT) e esclareceu muitas dúvidas dos servidores do campus.

Durante a palestra, ela disse que as principais causas da LER/DORT são a repetitividade, ritmo de trabalho intenso e contínuo, falta de tempo para descanso do grupo muscular envolvido, necessidade de ficar parado ou sentado por longos períodos, móveis e equipamentos mal adaptados, além do ambiente muito frio ou muito quente.

Ler 0002

As partes do corpo mais atingidas pela LER/DORT são as mãos, punhos, cotovelos, braços, antebraços, ombros e região cervical da coluna. As principais doenças relacionadas ao trabalho são lombalgia, síndrome do túnel do carpo, tenossinovite De Quervain, bursites, tendinites e fibromialgia. O tratamento para os problemas relacionados a LER/DORT são a imobilização (órteses), orientações sobre proteção articular e conservação de energia, fisioterapia, abordagem multiprofissional, terapias psicológicas, medicamentos (AINH, antidepressivos), afastamento da função ou do trabalho, além da cirurgia. 

Conheça as fases do DORT: O primeiro sinal das LER/DORT, seguida de formigamento, fraqueza para segurar os objetos e alteração da sensibilidade. Ao todo são 4 fases.

Fase 01: a primeira representa as dores durante os movimentos, sem que o paciente consiga identificar o local exato da dor.

Fase 02: A segunda fase se caracteriza pela persistência da dor, com mais intensidade, e até esse ponto a lesão é reversível.

Fase 03: Na terceira, a doença torna-se crônica, com perturbações durante o sono e as inflamações apresentam processo degenerativo. Nessa fase, a dor é sentida em pontos definidos de maneira ininterrupta, mesmo depois de largos períodos de repouso. 

Fase 04: Já na quarta e última fase, a região afetada pode apresentar deformidade, inchaços e perda de força. A dor pode tornar-se insuportável e atividades corriqueiras podem se tornar impraticáveis. Já em casos mais extremos, pode ser recomendada até uma intervenção cirúrgica.

Ler 03

Fim do conteúdo da página