Curso de Engenharia Civil recebe nota 4 na avaliação do MEC e está entre os melhores do País

• Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 09h31
  • Última atualização em Sexta, 20 de Abril de 2018, 14h23

Destaque Eng CivilO curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) é um dos melhores do país, conquistando conceito 4 na avaliação de reconhecimento do MEC, numa escala conceitual que vai de 1 a 5. A O resultado foi comemorado pelo corpo de alunos e professores do curso e deixou orgulhosa toda a comunidade universitária. A organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial, além da infraestrutura da Unifesspa garantiram este bom resultado.

De acordo com o relatório da avaliação, o curso de Engenharia Civil foi muito bem avaliado em todas as dimensões analisadas, com destaque para a qualificação e produção acadêmica do corpo docente. A graduação conta com 19 professores, todos com pós-graduação stricto sensu (53% com mestrado e 47% com doutorado) e que possui, em sua totalidade, regime de trabalho de Dedicação Exclusiva (DE).

“No aspecto da docência, o corpo de professores é muito capacitado e comprometido, com regime de trabalho compatível com a proposta”, destaca um dos trechos do relatório final de avaliação. A Engenharia civil tem um corpo docente muito dedicado e comprometido e conta com discentes e Centro Acadêmico engajados e que "vestem a camisa do curso", segundo os avaliadores.

Eng Civil 0034

O texto do documento também ressalta a estrutura da biblioteca, os mecanismos de apoio ao discente por meio de programas de apoio extraclasse e psicopedagógico, de acessibilidade, de atividades de nivelamento e extracurriculares,  por meio das ações desenvolvidas pelo Departamento de Apoio Psicossociopedagógico (Dapsi), Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) e do Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA).

Os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos docentes e discentes também foram muito elogiados. “Aos avaliadores externos conceituarem o curso de Engenharia civil como “muito bom”, recebemos mais uma sinalização que o desafio e tarefa cotidianos de oferecer ensino de qualidade estão sendo alcançados, o que está sendo possível graças ao engajamento entusiástico de alunos, técnicos e professores da Unifesspa”, avaliou o reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro.

Para a coordenadora do curso, a professora doutora Lygia Maria Policarpio Ferreira, o resultado é mais um motivo de motivação para a equipe.  “O curso de Engenharia Civil da Unifesspa, apesar de muito novo, já se posiciona entre os 10 mais bem avaliados da região Norte e entre os melhores do país, isso é motivo de muito orgulho. Somos um curso que trabalha o ambiente construído no meio da Amazônia, isso certamente nos difere dos demais. Ter esse reconhecimento em tão pouco tempo nos motiva muito, fortalecendo ainda mais o objetivo do colegiado de Engenharia Civil, fazer um curso cada vez melhor. Essa nota não apenas reflete nossa determinação, mas também nos mostra que estamos no caminho certo”, concluiu.

Eng Civil 0063

Eng Civil 0053