Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa tem sinalização positiva do MEC sobre recursos para conclusão da maior obra de educação no Pará

  • Publicado: Quarta, 21 de Março de 2018, 16h46
  • Última atualização em Quinta, 22 de Março de 2018, 08h49
  • Acessos: 2554

AudienciaMecEstá em andamento na Unifesspa uma das maiores obras de construção civil no sul e sudeste do Pará, sendo considerada a mais importante para a educação em curso no Estado. Trata-se de um prédio de cinco pavimentos que terá capacidade para atender 1500 alunos de graduação e pós-graduação, além de contar com espaços administrativos e o Centro de Saúde do Servidor.

Para garantir a conclusão da obra, ainda em 2018, o reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Maurílio Monteiro, solicitou a descentralização de recursos no valor de R$ 9,5 milhões a serem aplicados na construção do prédio. Na terça-feira (20), o dirigente participou de uma audiência, em Brasília, com o ministro da Educação Mendonça Filho, ocasião em que reforçou o pleito e obteve uma sinalização positiva do MEC, que garantiu que a obra não será paralisada.

A expectativa é que sejam anunciados, na próxima semana, os valores a serem liberados para a continuidade e conclusão do prédio. A audiência no Ministério da Educação foi intermediada pela bancada federal paraense, na ocasião, representada pelo senador Flexa Ribeiro. Para o senador, investir na expansão do ensino superior do sul e sudeste do Pará é “fundamental para construir um novo modelo de desenvolvimento para essas regiões. A presença mais intensa da universidade, produzindo conhecimento e incentivando a pesquisa, ajuda a transformar realidades”, afirmou.

No encontro com o ministro, o reitor da Unifesspa solicitou, ainda, a liberação de Termos de Execução Descentralizada (TEDs) no valor de R$ 3 milhões de orçamento de custeio para o cumprimento de obrigações com despesas em contratos de serviço de vigilância, fornecimento de energia elétrica e contrato de serviços de limpeza e conservação da Unifesspa.

O dirigente da Unifesspa justificou a necessidade de descentralização de recursos pela drástica redução do orçamento ao longo dos últimos anos, mesmo período em que a Unifesspa registra aumento de 50% no número de estudantes e em que triplicou sua área física, aspectos próprios de uma universidade recém-criada, em processo de consolidação. Sobre os recursos de custeio, o ministro também se comprometeu a analisar o pedido e apresentar uma resposta na próxima semana.

Obra5pavimentos

O prédio

A obra de construção do prédio de cinco pavimentos do Campus de Marabá está 73% concluída e, com a liberação dos recursos, poderá ser finalizada ainda este ano. Com área total de 13.603 m², o prédio vai contar com 64 salas para aulas e laboratórios de ensino destinados aos cursos de Agronomia, Ciências Econômicas, Saúde Coletiva, Ciências Biológicas, Psicologia, as Licenciaturas em Matemática, Física, Química e Ciências Naturais, além de cinco cursos de Pós-Graduação em quatro áreas do conhecimento, contando ainda com áreas de convivência e o Centro de Saúde do Servidor.

Foto: Divulgação

 

Fim do conteúdo da página