Curso "História, Cultura Indígena e Africana" será ofertado pela Unifesspa

• Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 11h26
  • Última atualização em Segunda, 05 de Março de 2018, 15h42

curso proex site

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará através do Programa de Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) e da Vice-Reitoria ofertam, conjuntamente, o curso intitulado “Dinâmicas Sociopolíticas e Culturais das Relações Étnicorraciais – Experiências Afroindígenas”. Pensada originalmente como uma disciplina do Mestrado, a proposta foi apresentada para debater temas, conceitos e referenciais teóricos apropriados para um curso capaz de agregar públicos internos e externos, no sul e sudeste do Pará, além de analisar questões relativas à constituição histórica e cultural do processo colonizador na sociedade brasileira e da própria construção do racismo em corpos africanos e indígenas, bem como suas variantes etnocêntricas no correr do século XX. A proposta acompanhará os desdobramentos das experiências descolonizadoras em cosmologias indígenas e africanas, observando o contexto da crítica ao fundamentalismo religioso, às resistências culturais e políticas, no interior do xamanismo, e o papel de estéticas e poéticas da terra em paisagens afroindígenas.

O curso, ministrado pelos professores doutores Jerônimo da Silva e Silva (Reitoria/PDTSA/Fecampo) e Hiran de Moura Possas (PDTSA/Fecampo), deverá ainda ter em sua programação mesas de diálogo com representantes de povos indígenas, quilombolas e afrodescendentes com atuação interna e externa à universidade; apresentações artísticas e a presença de pesquisador externo, em aula pública.

Os professores consideram o curso como uma experiência importante por se tratar, primeiro, de uma temática relevante no contexto dos conflitos sociais e culturais no sul e sudeste do Pará; segundo, por evocar um debate sobre a constituição histórica dos elementos que inventam a pessoa racializada na sociedade brasileira, e, finalmente, por promover a troca de experiências de indígenas, afrodescendentes, setores da sociedade civil, alunos da graduação e pós-graduação.

Através do diálogo interinstitucional com a Secretaria Municipal de Educação de Marabá e com a 4ª URE, os organizadores esperam obter a liberação de alguns professores desses órgãos, particularmente aqueles que ministram disciplinas que tratem diretamente, de forma transversal ou sob um viés interdisciplinar da história e cultura indígena e africana, relações étnicorraciais ou populações tradicionais, com destaque para docentes envolvidos em movimentos sociais afins e com projetos pedagógicos variados nas escolas e nas comunidades.

O curso possui 70 vagas e o público-alvo são os indígenas, quilombolas, afrodescendentes, acadêmicos, docentes e técnicos, professores da rede pública com atuação na temática, além de representantes dos movimentos sociais e sociedade civil em geral.

Será emitido certificado de 45 horas para aqueles que frequentarem, no mínimo, 75% da carga horária total.

Serviço:

Curso: “Dinâmicas Sociopolíticas e Culturais das Relações Étnicorraciais – Experiências Afroindígenas”.

Inscrições: 23 a 28 de fevereiro

Data do curso: 05/03/2018 a 16/03/2018.

Local: Unifesspa, Unidade I

O candidato deve preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.