Estatuinte debate eixo temático “Comunidade Universitária”

• Publicado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 18h30
  • Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 14h45

Universitários, técnicos administrativos e professores se reuniram na tarde de ontem (23), no auditório da Unidade 1 do Campus de Marabá para continuar os debates sobre o Eixo 3, intitulado “Comunidade Universitária”, durante a 3ª Conferência Livre do Processo Estatuinte da Unifesspa. O texto de doze páginas distribuído pela Comissão Organizadora da Estatuinte entre os participantes trouxe contribuições sobre o tema extraídos das universidades públicas federais UFPA, UFOPA, UFCA, UNB, UFG, UFABC, UFMG, UFFS, UFSC, UNIR, UFMT e UFRN.

Após a leitura, pausada, por partes, dos artigos extraídos dessas instituições federais, houve o destaque do teor proposto e debate sobre a possibilidade de se readequar o teor do texto à realidade da Unifesspa. O debate deu-se em relação da Unifesspa com a sociedade, a participação política dentro e fora dos espaços universitários e o acesso e permanência dos alunos no ensino superior federal ofertado pela Unifesspa. As anotações e modificações farão parte da elaboração do Documento de Referência (DR1) que será apresentado nas Conferências Regionais para apreciação e aprovação dos delegados da Estatuinte.

As duas primeiras Conferências Livres foram realizadas em novembro de 2016. O processo foi deflagrado no dia 4 de abril e é regido pela resolução número 10, de 19 de março de 2015. Toda a comunidade universitária e representantes da sociedade regional podem participar do processo estatuinte que definirá o futuro da Unifesspa. A Comissão Organizadora disponibiliza todos os documentos (atas, resolução e texto base) e informações referentes ao processo estatuinte Unifesspa no endereço eletrônico https://estatuinte.unifesspa.edu.br.