Roda de conversa discute livro de crônicas de historiador da Unifesspa

• Publicado: Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 17h12
  • Última atualização em Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 17h22

janailsonfalaUma roda de conversa com alunos das turmas dos cursos de Educação do Campo, Artes, Direito e Letras sobre o conteúdo do livro “Crônicas do Araguaia” de autoria do professor e escritor Janailson Macêdo Luiz, diretor do Instituto de Ciências Humanas da Unifesspa, encerrou, ontem (21), o primeiro dia de atividades do Ciclo de Debates: Literaturas, Linguagens e Interfaces: desafios, possibilidades e perspectivas, que acontece no auditório da Unidade 1, do Campus de Marabá.

O evento, que se encerra hoje (22), às 18h, com encenação teatral do grupo As Madalenas de Marabá, reúne universitários, técnicos administrativos e pesquisadores da Antropologia, Sociologia, Artes, Direito, Educação e Letras, que fazem reflexões sobre a Literatura.

O debate do livro do professor Janailson ocorreu como parte da programação do evento. No livro, vencedor do IV Prêmio PROEX de Arte e Cultura de 2014, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PROEX/Unifesspa), o autor destaca contos ambientados no cenário da ditadura militar brasileira (1964-1985), que ocorreram na região Sul e Sudeste do Pará, de forma ficcional.

“Se fosse escrever um livro sobre a História da Guerrilha do Araguaia seria completamente diferente desse de crônicas”, explicou Janailson. Segundo o autor, a inspiração para a obra foi o conteúdo das reuniões da Comissão da Verdade do Pará realizadas em Marabá, mas teve o incremento de ficção na construção do livro de crônicas.

mesadialogos