Coletânea organizada por professor da Unifesspa vai auxiliar novas pesquisas no campo da História

• Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2016, 16h07
  • Última atualização em Quinta, 08 de Dezembro de 2016, 18h00

fotocoletaneaErinaldoO historiador e professor da Unifesspa, Erinaldo Cavalcanti, apresentou esta semana à comunidade acadêmica, o terceiro volume da coletânea “A História e suas práticas de escrita”, organizada por ele, em parceria com o professor Geovanni Gomes Cabral. As obras são resultantes da trajetória de pesquisa do professor Erinaldo e inclui textos de outros 22 pesquisadores de diversas universidades federais do país, oferecendo ao leitor os relatos do cotidiano das pesquisas sobre temas de relevância histórica.

A coletânea possui três volumes. O primeiro, intitulado A História e suas práticas de escrita: relatos de pesquisa, apresenta os relatos de pesquisa de doutorado, com reflexões metodológicas e historiográficas, constituindo-se como escrita de registros de aprendizagens. “Neste primeiro livro é apresentado o procedimento teórico cotidiano da lida com o documento, da ida para os arquivos e de como isso vai se desenhando e se configurando na escrita”, explicou o organizador, Erinaldo Cavalcanti.

No segundo volume A História e suas práticas de escrita: narrativas e documentos, os autores apresentam as narrativas a partir dos documentos manuseados em teses de doutorado, em que os autores levam em consideração conceitos e metodologias apresentados em espaços teóricos específicos. O livro expressa as concepções teórico-metodológicas compartilhadas pelos autores, com visões, percepções e ângulos de leitura que possibilitam problematizar os objetos e escritas historiográficas. “Narrativas e documentos são dois conceitos basilares desse campo da escrita da história, comum a todos os historiadores, então, fazemos a reflexão sobre como que essas narrativas estão sendo mobilizados, a partir dos documentos que estamos manuseando em cada tese de doutorado”, detalhou.

O terceiro e mais recente livro A História e suas práticas de escrita: leituras do tempo apresenta discussões teóricas sobre o tempo e as diferentes formas de apropriação de categoria. “Pra quem é da história sabe que o tempo é a pedra angular da nossa profissão. Essa apreensão, essa forma de conceber o tempo é o fio condutor do terceiro volume, problematizando como diferentes objetos de teses estão enfrentando esse desafio de pensar e interpretar o tempo, a partir dos seus objetos de pesquisa”, acrescentou.

O reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, recebeu do professor os exemplares e, na oportunidade, destacou a importância da obra para as futuras pesquisas desenvolvidas pelos jovens pesquisadores da Unifesspa. “Essas obras vão ajudar muito na produção historiográfica no país, em especial aqui na nossa Universidade, que temos dois cursos de História. Não só poderão acessar a obra, mas também dialogar com o escritor, tendo acesso a aspectos teóricos e metodológicos da produção historiográfica. É um privilégio para nós que estamos começando os cursos, termos em nosso quadro de pessoal, pesquisadores que oferecem à comunidade acadêmica reflexões epistemológicas e metodológicas da produção científica, é um patrimônio imensurável”, elogiou o reitor.

O professor Erinaldo Cavalcanti também presenteou o reitor com um exemplar do seu livro Relatos do Medo: A ameaça comunista em Pernambuco [Garanhuns – 1958/1964], resultado da sua pesquisa de mestrado, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco.

livro profErinaldo