Pesquisadora premiada por invenções fará conferência na Unifesspa

• Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2016, 18h11
  • Última atualização em Sexta, 02 de Dezembro de 2016, 17h53
  • Acessos: 2061

A professora doutora Cristina Maria Assis Lopes Tavares da Matta Hermida Quintella, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) confirmou sua conferência na Unifesspa, intitulada “A importância do PROFNIT para formação profissional na área de inovação tecnológica”. Será no próximo dia 15 de dezembro, às 9h, no Auditório Central da Unidade II do Campus de Marabá.

O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa: “Processos microbianos estratégicos para o desenvolvimento de produtos e processos com aplicação industrial” da Unifesspa, com apoio do Programa de Fortalecimento de Grupos de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tenológica (Propit/Unifesspa).  O Programa tem o objetivo de incentivar o aproveitamento de oportunidades de cooperação com grupos de pesquisa de outras Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais e Institutos de Ciências e Tecnologia (ICT), que estejam cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa da Plataforma lattes/CNPq, inserindo pesquisadores de renome, participantes de outras IES e ICT nos grupos de Pesquisa existentes na Unifesspa.

Em sua palestra, Cristina Quintella destacará o PROFNIT, que consiste num curso de pós-graduação stricto sensu destinado aos profissionais graduados que atuam em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação Tecnológica dentro do âmbito das competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), servidores e membros de equipes de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), bem como em outras instâncias afins do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

A conferência é gratuita, podendo participar professores, pesquisadores, alunos, técnicos administrativos, integrantes de empresas e demais interessados das instituições públicas e privadas.

Sobre a conferencista

perfil professora

A Prof.ª Dra. Cristina Maria Assis Lopes Tavares da Matta Hermida Quintella é Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2 - CA 98 - Programa das Áreas Tecnológicas de Química e Geociências. Doutora em School of Molecular Sciences pela University of Sussex, SUSSEX, Inglaterra. É Prof. Titular da Universidade Federal da Bahia, onde coordena o LabLaser/IQ/UFBA desde 1994, e atua principalmente em: dinâmica e cinética molecular; espectroscopias; interfaces; biotecnologia, produção e transporte de petróleo; CO2; instrumentação.

Seu grupo ganhou o Prêmio Petrobrás de Tecnologia 4 anos consecutivos (2003 a 2006) em três temas distintos e o Prêmio Inventor Petrobras em 2008 e 2010. É inventora de 38 patentes, sendo 4 internacionais pelo PCT/INPI/OMPI, e 2 concedidas na Grã-Bretanha e Rússia.

Criou o Portal da Inovação da Rede NIT-NE / APPITT. Também é presidente da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC).