Unifesspa vai receber cotas adicionais de bolsas da Capes

• Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2016, 15h53
  • Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2016, 15h59

3112016 banner destaque enprop3A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai receber cotas adicionais de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para os programas de Pós-Graduação. A informação foi confirmada pela pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, professora doutora Fernanda Carla Lima Ferreira, que participou na última quinta-feira (24) do Encontro Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop), em Manaus (AM).

Na ocasião, foram anunciadas a concessão de 554 cotas adicionais de bolsas a todas as instituições de ensino superior da região Norte com programas recomendados pela Capes. De acordo com pró-reitora, a concessão atendeu a uma demanda feita pelo Fórum de Reitores da Região Norte em reunião realizada em agosto desse ano, com a participação da Unifesspa, que resultou na Carta de Rio Branco.

O documento aborda a consolidação dos programas de pós-graduação como fator de desenvolvimento da região amazônica. A Carta de Rio Branco sugere uma revisão da matriz orçamentária da Capes de forma a promover incentivos aos programas de pós-graduação, como por exemplo o financiamento de doutorados interinstitucionais (DINTERs), considerando o grande número de professores mestres atuando nas instituições federais de ensino superior.

“É mais uma conquista importante para a Unifesspa e a Carta de Rio Branco foi fundamental. Vamos continuar trabalhando para fortalecer os cursos de pós-gradiação e a pesquisa científica em nossa Instituição”, enfatizou a pró-reitora. As bolsas de mestrado e doutorado estarão disponíveis para o cadastramento no Sistema de Acompanhamento de Concessão (SAC) no mês de dezembro. De acordo com a Capes, com essa concessão, a proporção de bolsas em relação ao alunado na região Norte foi elevada ao patamar nacional.