Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Formação da 1ª turma de Libras marca Setembro Azul na Unifesspa

  • Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2016, 09h41
  • Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2016, 10h55
  • Acessos: 3254

A Unifesspa promove, por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA), uma série de atividades em alusão ao Dia Nacional  (26/09) e Internacional (30/09) do Surdo. A programação também integra as ações de mobilização nacional previstas para o mês de setembro, o Setembro Azul, em defesa das escolas bilíngüe para surdos.

No dia 13 de setembro, foi iniciada a primeira turma do Curso Básico de Libras, oferecendo formação continuada à equipe do NAIA e servidores da Unifesspa. A primeira edição do curso segue até o dia 29 de setembro de 2016.

“Nesse mês comemorativo, na luta pelos direitos das pessoas Surdas, inclusive a um Educação Bilíngue, é necessário garantir espaços de inclusão para os ouvintes aprenderem Libras e assim terem a oportunidade de superar barreiras na comunicação e poder interagir com o cidadão surdo. E a difusão da Libras através deste curso é uma das possibilidades de se contribuir com o uso da Libras em diversos contextos sociais, e especialmente nas instituições de ensino”, destacou a coordenadora do NAIA, professora Lucélia Cardoso.

Na próxima quarta-feira (28), no auditório da Unidade I do Campus de Marabá, acontece a Roda de Conversa: Direitos da pessoa surda ao acesso, permanência e conclusão de sua formação da educação básica ao ensino superior, com a participação de pessoas surdas da comunidade externa. A Roda de Conversa começa às 19h e para participar basta fazer a inscrição pela internet.

Na quinta-feira (29), haverá apresentações culturais com surdos e ouvintes em Libras, com documentários, teatro, dança e música. A programação começa às 19h, na Morada das Artes, Unidade I, Campus de Marabá.

Confira a programação completa:

azul

Fim do conteúdo da página