Estudante cria exposição com esculturas de sucata e projeção de sombra destacando cultura regional

• Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2016, 18h13
  • Última atualização em Terça, 30 de Agosto de 2016, 09h27

conviteexposiçãosombras

Inspirada nas obras dos artistas britânicos Tim Noble e Sue Webster, que realizam trabalhos com projeção de sombras, a estudante de Artes Visuais da Unifesspa, Paula Rejane Santos Corrêia, vem desenvolvendo o projeto Sombras da Minha Cidade, um dos vencedores do Prêmio PROEX de Arte e Cultura da Unifesspa.

O trabalho consiste na criação de esculturas feitas de sucata que ganham significado com a projeção de sombra, a partir de um foco de luz. As obras de arte revelam as memórias e sensações vividas pela artista na cidade de Marabá, ao longo de sua infância.

A ponte ferroviária, a Orla de Marabá, as lembranças de festejos e histórias de assombração contadas na infância ganham projeção e significado no trabalho da estudante. “Em cada obra, a luz que reflete na materialidade da sucata a imaterialidade das sombras, revela os sentimentos, memórias, experiências e traumas vividos na minha infância, as sombras da cidade que conheci, as sombras da cidade que convivi e as sombras que ainda vivo”, detalhou a artista, destacando que o projeto é também uma homenagem à cidade.

Como parte das atividades do projeto, no período de 15 a 27 de agosto, a estudante promoveu o ateliê aberto, no Galpão de Artes Visuais da Unifesspa. O resultado o trabalho será apresentado ao público no dia 9 de setembro, durante a exposição Sombras da minha cidade: Educação ambiental nas Artes Visuais.

A exposição será aberta ao público a partir das 19h, na Galeria de Artes Vitória Barros. Na ocasião, também acontece a abertura da exposição do estudante da Unifesspa, Bino Sousa,também vencedor do prêmio PROEX: Stenção para além das grades.

Educação ambiental

A exposição também traz a reflexão sobre conservação e preservação do meio ambiente, buscando contribuir para estas discussões, por meio de experimentações criativas. “Ao propor que a educação ambiental esteja presente na produção artística, entendemos que alcançamos a ideia de impacto e transformação social, que é um requisito para projetos deste tipo”, concluiu a estudante.