Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

II Seminário de Iniciação Científica reúne mais de 40 pesquisas desenvolvidas na Unifesspa

  • Publicado: Terça, 18 de Outubro de 2016, 12h37
  • Última atualização em Terça, 18 de Outubro de 2016, 12h53
  • Acessos: 2923

DSC 0017aMais de 40 alunos pesquisadores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) apresentaram trabalhos nas diferentes áreas do conhecimento durante o II Seminário de Iniciação Científica, realizado nesta terça-feira (18), na Unidade III do Campus de Marabá. São alunos inscritos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na Unifesspa, financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). 

“O nosso objetivo é fomentar a inserção dos alunos de graduação no exercício da pesquisa. A Unifesspa acredita que a iniciação científica é crucial para que o aluno tenha a oportunidade de potencializar seu perfil intelectual ao ampliar seus horizontes de pesquisa”, afirmou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) da Unifesspa, Fernanda Carla Lima Ferreira.

Para a segunda edição do seminário foram convidados os avaliadores do CNPq, Gilberto Dantas Saraiva, Temis Parente e Karylleila Andrade Klinger e como avaliadores internos os professores Luiz Gomes Moreira e Caio Maximino. “Nesta jovem universidade encontramos alunos e professores empolgados, engajados e com projetos com forte inserção social, que dialogam com a comunidade”, avaliou a professora Karylleila Klinger, destacando projetos na área de Linguística, Literatura e Educação Especial.

A estudante de Pedagogia, Marciene Sousa, foi uma das bolsistas avaliadas. Ela ressaltou a importante contribuição dos avaliadores no Seminário. Segundo ela, o evento "também é uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho, compartilhando o conhecimento com a comunidade acadêmica”, comentou.  

No II Seminário de Iniciação Científica foram apresentados e avaliados 42 trabalhos, os quais abrangem diferentes áreas de conhecimento. Em 2015, os resultados das pesquisas dos bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq e PIBIC/Fapespa) foram apresentados durante o I Seminário de Iniciação Científica, ocorrido durante a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unifesspa. Na ocasião, foram submetidos 36 resumos expandidos de bolsistas CNPq e Fapespa. “O avanço quantitativo e qualitativo do PIBIC é, sobretudo, resultado de ações sinérgicas da Instituição que, através da Propit, está sempre buscando melhor atender às demandas provenientes deste programa”, concluiu a pró-reitora.  

DSC 0022

DSC 0059

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página