Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Reitoria da Unifesspa recebe visita da deputada federal Júlia Marinho

  • Publicado: Sexta, 14 de Outubro de 2016, 16h39
  • Última atualização em Sexta, 14 de Outubro de 2016, 18h59
  • Acessos: 3071

DSC 0054A Reitoria da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) recebeu, nesta sexta-feira (14), a deputada federal Júlia Marinho (PSC-PA). A deputada visitou as obras em andamento na Unidade III, do Campus de Marabá, acompanhada do reitor Maurílio Monteiro, da vice-reitora Idelma Santiago e de membros da Adminsitração Superior da Unifesspa. 

Na oportunidade, o reitor apresentou várias sugestões de emendas parlamentares que possam apoiar as ações e projetos em andamento na Universidade, a exemplo das obras nos prédios dos campi da Instituição, projetos de acessibilidade e inclusão, construção do Restaurante Universitário, laboratórios, conclusão do Centro Integrado de Logística da Unifesspa, transporte, entre outras.

Maurílio Monteiro sensibilizou a parlamentar sobre as limitações orçamentárias impostas à Unifesspa destacando a preocupação com a redução do orçamento prevista pelo Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para 2017. Foram discutidas e apresentadas alternativas de emendas parlamentares individuais, de comissão e de bancada que possam minimizar a retração orçamentária prevista para a Unifesspa.

O reitor pediu especial atenção da deputada à proposta de emenda parlamentar de bancada para apoio ao funcionamento das universidades e institutos federais do Pará, no valor de R$100 milhões, a ser rateada paritariamente entre as instituições; e apoio à emenda da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), apresentada pela deputada Janete Capiberibe, para difundir práticas e pesquisas em recomposição florestal na Amazônia. A Unifesspa tem expertise na área com diversos projetos e pesquisas. 

Júlia Marinho se mostrou solidária às necessidades da Universidade e lamentou a mudança nas diretrizes e orientações para apresentações de emendas ao PLOA 2017, que retiraram as universidades públicas federais da lista de prioridades e metas na execução obrigatória de emendas de bancadas estaduais.

O reitor também convidou a deputada para participar de uma reunião, em Brasília, com o secretário de Educação Superior, Paulo Barone, no próximo dia 27 de outubro, para negociar a liberação de recursos para a Unifesspa, de modo a garantir a continuidade das obras. “Eu sou da área da educação e sei o quanto é necessário olhar com carinho para as instituições públicas de ensino superior. A educação é o alicerce do cidadão e estou pronta para argumentar em defesa da Unifesspa. Vamos lutar e tentar a liberação desses recursos”, afirmou a autoridade política.

Antes de deixar a Unifesspa, Júlia Marinho  ressaltou o esforço da Administração Superior para garantir o processo de expansão e estruturação da Universidade, elogiou o empenho da gestão na aplicação dos recursos e confirmou presença na próxima reunião da bancada estadual, em Brasília, que acontecerá na terça-feira (18), para discutir o orçamento da Unifesspa, além da visita ao MEC, acompanhando o reitor.

Também participaram da reunião o assessor parlamentar, Fernando Henrique Pereira, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) da Unifesspa, Fernanda Carla Ferreira, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (SEPLAN), professor José Elisando de Andrade, a diretora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Social (Naia), Lucélia Cardoso e o secretário de Infraestrutura, Lucas França Rolim. 

  

idelmavice

visitaobrajulia

 

 


  

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página