Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Simulado do Emancipa prepara estudantes para o Enem 2016

  • Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 10h44
  • Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 11h40
  • Acessos: 2765

2016 09 17 PHOTO 00016401Mais de 100 alunos fizeram o Simulado Enem 2016, realizado pelo Cursinho Popular Emancipa Marabá, projeto de extensão da Unifesspa. Faltando pouco mais de um mês para a prova do Enem, os estudantes puderam testar o nível de conhecimento, treinar redação e simular os desafios que poderão enfrentar durante o exame nacional, marcado para os dias 5 e 6 de novembro.

O vigilante Luiz Carlos Pereira, de 51 anos, sonha em cursar Direito na Unifesspa e está no Cursinho há quase um ano. Para ele, o simulado foi uma experiência importante no processo de preparação para o vestibular. “O simulado me deu mais experiência, com a oportunidade de treinar o uso do tempo, controlar a ansiedade e evitar erros no dia do Enem”, avaliou.

Depois de 17 anos fora da sala de aula, seu Luiz encontrou no Cursinho Popular a oportunidade de voltar a sonhar com o futuro. “Esse cursinho tem nos permitido buscar um novo caminho, abrindo portas para muita gente que precisa. Estou batalhando para conseguir realizar esse sonho e só tenho a agradecer aos professores e toda equipe do Emancipa”, elogiou.

A realização do simulado envolveu a participação de mais de 10 colaboradores do cursinho, que se revezaram na fiscalização das salas e no acompanhamento de alunos com deficiência. “O trabalho da equipe começou bem antes, com a elaboração e seleção das questões, em sua maioria interdisciplinares e reflexivas, típicas do Enem. Um trabalho que servirá tanto para os alunos avaliarem sua preparação para o vestibular quanto para a equipe de professores, que poderão reformatar as aulas de acordo com a necessidades dos alunos”, detalhou o bolsista do projeto, Willi Róger.

O simulado seguiu o atual modelo proposto pelo MEC, contendo 180 questões divididas entre as quatro áreas do conhecimento exigidas pelo Enem, além da prova de redação, que abordou o tema “juventude contemporânea e o ativismo judicial”. “Até o horário das provas simulou o do Enem, o que pra nós foi muito interessante. A gente se sentiu como se estivesse fazendo o Enem de verdade, ficando mais atento aos detalhes que podem nos eliminar no dia da prova”, comentou a estudante Késia Santos, também aluna do Cursinho Emancipa. As provas do simulado foram aplicadas no último final de semana, na Unidade I, Campus de Marabá.

Dos 110 alunos inscritos para realizar o Simulado, cinco chegaram depois das 12h e quatro não apresentaram documento com foto, por isso não puderam fazer o simulado. A prova e gabarito estão disponíveis no Blog do Emancipa, no endereço eletrônico: http://emancipamaraba.blogspot.com.br.

A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular composto por cursinhos pré-vestibulares populares em vários estados brasileiros. O objetivo principal do Emancipa é a luta pelo direito à universidade para todos, em especial a estudantes da escola pública. No entanto, o projeto vai além do preparo para o vestibular, pois possibilita a juventude um espaço inovador de debate, criação e recriação do saber acerca do mundo e da vida. Em Marabá, o projeto funciona na Unidade I, do Campus de Marabá, desde 2012, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e oferece aulas de todas as disciplinas exigidas pelo ENEM, aos sábados e domingos.

Foto: Divulgação Emancipa Marabá

Fim do conteúdo da página