Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pesquisadores da Unifesspa vencem desafio internacional de aplicações IPTV

  • Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2016, 18h59
  • Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 08h41
  • Acessos: 7645

fotoaplicativodetalhePesquisadores da Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica (FACEEL) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foram vencedores no 3rd IPTV Application Challenge, um desafio internacional de aplicações IPTV, também conhecido como TV por protocolo de internet. A equipe composta pelo professor Alex de Souza Vieira e os estudantes Adeilson Bezerra de Lima, Derek Oliveira Correia, Diego Lopes Silva e Jonas Ribeiro da Silva venceram na categoria Melhor Aplicativo Individual. Também colaborou no projeto a estudante do Curso de Letras-Inglês, Isamara Rocha Jucá.

A terceira edição do desafio trouxe como tema “Melhor qualidade de vida com padrões internacionais: um mundo acessível para todos” e a equipe da Unifesspa desenvolveu o aplicativo “Listening TV: a different perspective about watching TV” ou em português, “Ouvir Televisão”. O projeto permite que pessoas com deficiência visual possam ter acesso aos conteúdos veiculados na TV com auxílio da audiodescrição. O aplicativo vai garantir que o usuário acione, a partir do controle remoto da televisão, a audiodescrição de uma cena, personagem ou do cenário de um conteúdo audiovisual exibido na TV, no momento em que desejar.

“O trabalho traz esse conceito da inclusão, tendo como um dos objetivos aprimorar a qualidade da experiência do consumo de conteúdo audiovisual por pessoas com deficiência visual”, explicou o professor. Segundo ele, a ideia de estudar e desenvolver aplicativos voltados para inclusão na televisão digital surgiu a partir do contato do professor e seus alunos com discentes da Unifesspa que têm deficiência visual.

Para a criação do aplicativo, os pesquisadores contaram com o apoio do artista plástico Marcone Moreira que cedeu os direitos de uso do vídeo “Horizonte de Ferro”, usado como teste para as funções do aplicativo; da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Unifesspa (Proex), da Assessoria de Relações Nacionais e Insternacionais (ARNI/Unifesspa) e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA/Unifesspa). A pesquisa também contou com a parceria dos pesquisadores Carlos de Salles Soares Neto, Rosendy Jess Fernandez Galabo (Lancaster University - UK), Hedvan Fernandes Pinto e Daniel Moraes - Laboratory of Advanced Web Systems – LAWS/UFMA (Universidade Federal do Maranhão) e Rodrigo Costa Mesquita Santos - Telemedia/PUC-Rio (Laboratório de Sistemas Multimídias).

Para o estudante Jonas Ribeiro, um dos bolsistas do projeto, a experiência de vencer um desafio internacional aguçou ainda mais o interesse pela pesquisa. “Propor uma solução e acreditar que ela pode mudar a vida das pessoas levando mais qualidade de vida é muito gratificante. Me sinto estimulado a pesquisar cada vez mais”, afirmou.

O estudante Diego Lopes destacou a importância de contribuir num projeto voltado para inclusão e acessibilidade. “Nesse projeto pudemos atuar junto com diferentes áreas, entendendo melhor a realidade de quem tem deficiência visual e pensando em solução para melhorar a vida dessas pessoas. Um trabalho que vai além da tecnologia e envolve o fator humano”, destacou.

Para o professor coordenador da pesquisa, a vitória também contribuiu para a motivação de outros alunos e pesquisadores da Instituição. “Somos uma jovem universidade e mesmo ainda começando podemos acreditar no nosso potencial, pois temos condições de participar e vencer de desafios internacionais. É isso que queremos levar para nossos alunos, motivação para a pesquisa’, concluiu.

Na próxima quarta-feira (14), o professor da Unifesspa viaja para o Rio de Janeiro para receber o prêmio e participar de uma aplicação real do projeto durante os Jogos Paralímpicos 2016. A aplicação também terá implementação real que será veiculada via backbone de internet RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), em 2017 e será traduzida para o português para ser incluída no Clube NCL, considerado maior repositório nacional de aplicativos interativos para a TV.  

aplicativoiptv

Fim do conteúdo da página