Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pesquisas sobre Games educativos viram artigos científicos

  • Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2016, 15h48
  • Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2016, 09h53
  • Acessos: 3378

Dois artigos científicos e um pôster de pesquisadores da Unifesspa foram aprovados em eventos científicos importantes a serem realizados em São Paulo, capital, e Uberlândia (MG) em setembro e outubro próximos.

 

36

 

O coordenador do curso de Sistemas de Informação, e diretor da FACEEL da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), professor doutor Manoel Ribeiro Filho, vai apresentar o artigo “Game Serra Pelada: Projeto Implementação e avaliação de um Jogo educativo para o ensino de Geometria para Alunos do 9° ano do Ensino Fundamental”, no XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, o SBGames 2016, que será realizado no período de 8 a 10 de setembro próximo, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, na capital paulista.

O artigo foi escrito por ele em conjunto com os pesquisadores Maria Eliane Sobrinho, mestranda do MINTER (Mestrado Interinstitucional) entre a Unifesspa/UFPA/IFPA; Denison Carlos da S. Resplandes, Kelton Willian S. Valente e Ernesto Sampaio Neto que integram a Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica da Unifesspa, na Unidade I, campus de Marabá (Folha 31).

O artigo apresenta o processo de implantação e avaliação de um jogo de plataforma educativa, utilizando os conceitos de geometria utilizados na Matriz de Referência de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental. O primeiro tema é sobre Espaço e Forma. Tendo como cenário do jogo o garimpo de Serra Pelada, no enredo o personagem principal é um garimpeiro que luta com garimpeiros inimigos que tentarão impedi-lo de conseguir completar seus objetivos.

O jogo Serra Pelada ao mesmo tempo em que ensina conceitos geométricos é divertido, o que o distingue se comparado com a grande maioria dos jogos educativos de matemática que carecem de ludicidade. Para verificar a aplicabilidade do jogo como ferramenta auxiliar no ensino de matemática foram realizados testes com alunos do 9° ano do ensino fundamental da Escola Anísio Teixeira, no município de Marabá (PA). O jogo foi bem aceito pelos estudantes e a avaliação comprovou que o software pode ser utilizado como ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da geometria.

O artigo baseou-se, também, na aplicação de questionários com os alunos, buscando avaliar esta ferramenta educacional, através da percepção dele, dessa forma foi possível obter avaliações a respeito dos três subcomponentes promovidos por um jogo: níveis de motivação, experiência do usuário e aprendizagem.

O intuito do jogo é tornar-se uma ferramenta auxiliadora no processo de ensino e aprendizagem da geometria aos alunos do ensino fundamental, porém de forma lúdica, para que seja possível “prender” a atenção do aluno, fazendo-o se sentir motivado a aprender ao mesmo tempo em que se diverte. No mesmo evento, o SBGames 2016, será apresentado o pôster “Game Marabá: Projeto, Implementação, e Avaliação de um Jogo Educativo para Auxilio no Ensino de Estudos Amazônicos”.

Segundo artigo

O professor da Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica (FACEEL) Rangel Filho Teixeira, mestrando de Engenharia Elétrica do MINTER vai estar presente ao V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (V CBIE), em Uberlândia (MG), no período de 24 a27 de outubro, no Centro de Convenções, apresentando o artigo “Jogo Educativo com Tema Histórico: Fundação da Cidade de Marabá-PA, e o Ciclo Econômico do Caucho”.
O V CBIEterá como foco principal a inovação em tecnologia educacional.  O tema do evento é “Inovação e Empreendedorismo no Desenvolvimento Tecnológico e Educacional”. A inovação no âmbito da informática na educação deve contar com a inserção de novas tecnologias, capazes de possibilitar a criação de sistemas educacionais avançados que levem em consideração as necessidades individuais e características particulares dos estudantes.
O artigo, escrito conjuntamente envolveu os pesquisadores Rangel Filho Teixeira, Gilberto Pinheiro Oliveira, Lavoizie Carvalho Guimarães, Tiago de Souza Araújo e Manoel Ribeiro Filho da Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) integra o WIE dentro da Trilha 1: Relatos de Experiência de uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação.
O artigo foi orientado pelo coordenador do Curso de Engenharia da Computação, professor doutor Manoel Ribeiro, que também orienta a Pesquisa sobre Games da História de Marabá e de Geometria.
O artigo aprovado no V CBIE apresenta um jogo educacional com tema histórico sobre a fundação da cidade de Marabá (PA), e o seu primeiro ciclo econômico, o ciclo do caucho. O jogo possui duas fases: a primeira ocorre na área do Pontal (encontro dos rios Itacaiúnas e Tocantins), onde a missão será o reflorestamento com árvores de caucho; e a outra fase que ocorre no encontro das ruas27 de março e Quintino Bocaiuva, onde a missão será a construção de uma nova “Casa Marabá”.
Durante todo o jogo o objetivo principal é a obtenção de “bônus de informações”. O processo de elaboração do jogo é descrito, destacando os aspectos educacionais e lúdicos, assim como os resultados da utilização do jogo pelos alunos de diversas turmas do 8º ano do ensino fundamental, na disciplina Estudos Amazônicos, que faz parte da grade curricular das escolas do estado do Pará.

Dissertações e TCCs

O professor Manoel Ribeiro informa que os dois artigos e o pôster são parte da pesquisa sobre Games desenvolvidos no MINTER que vão resultar na dissertação de mestrado dos pesquisadores Rangel Filho Teixeira e Maria Eliane Sobrinho e mais quatro TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de alunos do Curso de Sistema de Informação.

Acompanhe os eventos:
SBGAMES 2016 em http://www.sbgames.org/sbgames2016/trilha/cultura/
CBIE: http://www.cbie2016.facom.ufu.br/pt

Fim do conteúdo da página