Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Consun compõe lista tríplice para reitor da Unifesspa e encaminha ao MEC para nomeação

  • Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2016, 11h37
  • Última atualização em Segunda, 10 de Outubro de 2016, 10h10
  • Acessos: 3729

reuniaoconsun1307O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) referendou, na manhã desta quarta-feira (13), a primeira consulta à comunidade acadêmica para o cargo de reitor, realizada no dia 6 de julho de 2016, e compôs a lista tríplice a ser encaminhada ao MEC para nomeação. Além do candidato eleito no pleito, o professor Maurílio de Abreu Monteiro, compuseram a lista tríplice os professores José de Arimatéia Costa de Almeida e José Otávio Magno Pires.

Como apenas uma chapa concorreu no processo eleitoral, coube ao Conselho indicar e votar os demais nomes da lista, com base no regramento estabelecido pela Nota Técnica do MEC 437/2011, que dispõe sobre a organização da lista tríplice e pelo Decreto 1916, de 23 de maio de 1996, que regulamenta o processo de escolha dos dirigentes de instituições federais de ensino superior.

A consulta feita à comunidade foi referendada pelo Consun com 28 votos. Após a reunião, a lista composta por Maurílio de Abreu Monteiro, José de Arimatéia Costa de Almeida e José Otávio Magno Pires, nessa ordem, foi homologada e encaminhada ao MEC para nomeação.

Sobre o Pleito

Durante a reunião extraordinária do Consun, a Comissão Eleitoral fez um relato do primeiro processo de consulta à comunidade aos cargos de reitor e vice.  O presidente da comissão, Sidnei Cerqueira dos Santos, descreveu todas as etapas cumpridas e destacou a lisura e tranquilidade do processo. “A consulta ocorreu da melhor forma possível, sem nenhum problema e nenhuma apresentação de recurso”, afirmou.

O reitor pro tempore da Unifesspa, Carlos Renato Lisboa Francês, elogiou o trabalho da Comissão Eleitoral e destacou o avanço no processo democrático dentro da Instituição. “A Comissão foi soberana em todas as suas decisões e cumpriu todas as etapas com muita seriedade e competência”, avaliou.   

O processo de votação foi realizado de forma online, por meio do SIG-Eleição, no horário das 8h às 21h. Para iniciar o processo, na manhã de quarta-feira (06), antes da 8h, foi feita a checagem do sistema na presença dos auditores Diego da Costa do Couto (analista de sistemas/UFPA) e Maurício Aldenor Souza dos Santos (analista de sistemas do IFPA), de modo a garantir que os candidatos (as) estivessem com quantidades iniciais de votos iguais a zero. Na ocasião, também foram criadas cinco senhas, uma por cada auditor (02), uma por cada um dos membros da Comissão Eleitoral presentes (02) e uma pela representante da classe estudantil. Só após digitarem as cinco senhas, de forma sequenciada, é que puderam acessar o resultado da eleição.   

A votação poderia ser realizada de qualquer computador conectado à internet. Mas, para garantir maior acesso aos usuários, foram disponibilizados oito locais fixos de votação, sendo quatro no Campus de Marabá e um em cada campus fora de sede. Além disso, o sistema Sig-Eleição da Unifesspa foi configurado de forma a possibilitar que a comunidade pudesse votar utilizando-se de outros dispositivos móveis conectados à internet como tablets e smartphones.

Inclusão

Os estudantes com deficiência contaram com o suporte necessário para exercer o direito ao voto. O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA), na Unidade I, Campus de Marabá, foi um dos locais fixos de votação e disponibilizou monitores para auxiliar os alunos no processo. Para a coordenadora do NAIA, Lucélia Cardoso, o sistema de eleição garantiu a inclusão e protagonismo desses alunos no primeiro processo de consulta.  

“O desejo dos discentes com deficiência em participar do processo eleitoral ilustrou um protagonismo político dos mesmos, em expressarem o desejo de exercer seu direito a tomarem posição em um processo eleitoral na Unifesspa, o que se repetirá em outros momentos importantes como a Estatuinte. Esperamos que melhores condições de acessibilidade no próprio site e sistemas institucionais sejam implementados e aprimorados, de modo a dar mais autonomia e independência para esses alunos”, concluiu.

Novos conselheiros

A reunião do Consun contou com a participação de novos conselheiros eleitos, representantes dos técnico-administrativos da Unifesspa, que receberam as boas vindas do presidente do Consun. Os novos conselheiros presentes na reunião foram: Maclem Erane Gonçalves dos Santos (titular Consad), Naurinete Fernandes Inácio Reis (titular Consepe), Luiz Carlos da Silva Carvalho (titular Consad) e Fábio Gonçalves Ferreira (suplente Consepe).    

reuniaoconsun13072reuniaoconsun13073

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página