Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Reconhecimento: Curso de História do Campus Marabá é avaliado com nota 4

  • Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2017, 14h56
  • Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2017, 15h15
  • Acessos: 3041

fotolaboratoriohistoriaA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) se orgulha de mais um importante resultado. O Curso de História do Campus de Marabá foi avaliado com nota 4 pelo MEC, numa escala conceitual que vai de 1 a 5. O resultado foi comemorado por alunos, professores e técnicos como o reconhecimento de um trabalho em equipe. 

Para o coordenador do curso, Prof. Dr. Erinaldo Vicente Cavalcanti, a nota legitima a criação da graduação em História na Região que permite ampliar as condições de interpretação do homem no espaço e no tempo, além de cumprir o importante papel na formação de professores.

“É um curso desafiador e bastante importante. A nota vem consolidar essa proposta ousada de implantar o curso num espaço histórico e político bastante conflituoso. Esse conceito 4 nos mostra que foi uma decisão acertada para a Região. Além disso, reforça o nosso importante papel na formação de professores com uma visão crítica sobre a sua forma de atuar no mundo”, afirmou Erinaldo Cavalcanti.

Destaques da avaliação

As avaliações in loco aconteceram no período de 26 a 29 de março deste ano. Nesta avaliação de reconhecimento, são aferidas três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura.  O relatório final da avaliação do MEC destacou, entre outros pontos positivos, a excelente qualidade do corpo docente, com alto nível de produtividade e com ampla experiência profissional na educação básica e superior. Neste quesito, o Curso de História obteve nota 4,5. Atualmente, o curso conta com 12 professores, sendo 10 doutores e dois mestres, que poderão se afastar para o doutorado, a partir de 2018.

A Comissão de Avaliação do MEC também elogiou o Projeto Pedagógico do Curso, o Núcleo Docente Estruturante e a proposta de Estágio. Nesta dimensão que avalia a organização didático-científica, o curso obteve nota 4,9. Um dos grandes diferenciais é o estágio, que recebeu destaque na avaliação. A proposta foi elogiada por ser focada em pesquisa, fugindo à regra comum de inserir o estudante no ambiente profissional. A ideia é que o aluno tenha uma visão geral da escola onde irá atuar, entendendo-a como objeto de pesquisa, antes mesmo de atuar em sala de aula. Os primeiros discentes estão iniciando o estágio dentro dessa proposta inovadora, que tem a coordenação do professor José Amilton de Souza.

O curso de História tem a expectativa de melhorar sua infraestrutura e se prepara para obter o conceito máximo na próxima avaliação. “A Coordenação recebe esse resultado de forma muito positiva e propositiva, que acima de tudo reflete um conjunto de esforços de toda a equipe. Estamos muito felizes com esse reconhecimento e com a representatividade e visibilidade que isso traz”, concluiu o coordenador.

O Curso de Licenciatura em História acontece em turnos diurno e noturno, na modalidade presencial, com oferta anual de 40 vagas. Foi criado pela Portaria da Reitoria da Unifesspa Nº 50 de 17 de setembro /2013. O curso se propõe a ofertar a formação em História, voltada para a compreensão dos processos históricos da região; ofertar a formação em História tendo a experiência amazônica e brasileira como suportes estruturantes dos percursos curriculares e garantir a formação para a Licenciatura em estreita relação com a Educação Básica, por meio do vínculo imediato com a prática profissional.

Destaque Historia Conceito 4

                                                        Foto: Divlgação Semana de História - Auditório da Escola Judith Gomes Leitão

Fim do conteúdo da página