Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa discute estratégias para fortalecimento das licenciaturas

  • Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 10h59
  • Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2017, 14h33
  • Acessos: 3001

Reuniao Debate Licenciaturas 001O aumento dos cursos de licenciatura na Unifesspa e o conjunto de mudanças recentes nas bases curriculares de ensino no país, em especial a reforma do Ensino Médio, imprimiram à Instituição uma série de novos desafios. Para promover o debate sobre o importante papel das licenciaturas e sua relação com a educação básica, a Unifesspa pretende criar um novo espaço de diálogos envolvendo a comunidade acadêmica e a sociedade.

Na última terça-feira (25), pró-reitores e coordenadores ligados à área fim se reuniram para traçar estratégias de fortalecimento das ações no âmbito da Unifesspa. Será formada uma comissão com representação das coordenações dos cursos, institutos e demais gestores diretamente ligados ao ensino de licenciaturas para a realização de eventos e debates envolvendo toda a comunidade universitária e a sociedade.

“Precisamos promover um espaço permanente de diálogo, articulando ações entre os diversos cursos de licenciatura, dialogando e ampliando o debate sobre essas mudanças, refletindo o importante papel das licenciaturas”, afirmou o reitor Maurílio Monteiro. Após formada a comissão, será criada uma agenda para a realização de seminários para potencializar o debate, permitir a socialização de experiências, debates com a comunidade, entre outras ações que visem a valorização das licenciaturas.

“Devemos nos apropriar coletivamente desse debate, articular e aproximar as licenciaturas entre si e refletir sobre essas mudanças e a nossa relação com a educação básica”, reforçou a vice-reitora Idelma Santiago. Também participaram da reunião os pró-reitores Prof.ª Dr.ª Fernanda Carla Lima Ferreira (Propit), Prof.º Dr. Elias Fagury (Proeg) e Prof.º Dr. Diego de Macedo Rodrigues (Proex), a diretora de Ensino Prof.ª Dr.ª Simone Cristina Mendonça (Proeg), o diretor da Ação Intercultural, Prof. Ms. Amintas Lopes da Silva Júnior (Proex), o diretor de Assistência e Integração Estudantil, Prof. Dr. Fábio dos Reis Ribeiro de Araújo, o chefe de Divisão de Inovação Tecnológica, Prof. Dr. Franco Jefferds dos Santos Silva e a diretora de Pós-Graduação, Prof.ª Dr.ª Maria Liduína das Chagas.  

Defesa da Educação Superior

A Unifesspa também encampa o debate em defesa da educação superior. No próximo dia 27 de abril, às 16h, no Auditório da Unidade I da Unifesspa (Folha 31), acontece uma reunião de trabalho para construção do Fórum de Defesa da Educação Pública. O Fórum é um espaço em construção e pretende ser uma rede de articulação de atores públicos e sociais do campo educacional do Sul e Sudeste do Pará. A mobilização desse espaço assume uma perspectiva de luta em defesa da Educação Pública como direito do povo brasileiro e assentada nos princípios constitucionais de uma sociedade plural.

O objetivo do Fórum é ser um espaço de reflexão, diálogo crítico e horizontal que fortaleça relações entre universidades, institutos de educação, movimentos estudantis, sociais e sindicais, povos tradicionais, secretarias de educação, escolas públicas, no debate dos desafios e construção de estratégias de resistência e ações que fortaleçam a atuação dessas instituições e atores sociais.

Fim do conteúdo da página