Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

3ª e 4ª Conferências Livres discutem estrutura e organização da comunidade universitária

  • Publicado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 11h24
  • Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 17h33
  • Acessos: 2021

aberturacf3e4Discutir a relação da universidade com a sociedade, sua estrutura de funcionamento e organização. Esses são os objetivos das 3ª e 4ª Conferências Livres da Estatuinte Unifesspa que acontecem nos dias 23 e 24 de fevereiro, na Unidade I do Campus de Marabá.

Cerca de 60 pessoas, entre professores, alunos e técnicos participam das discussões relacionadas aos dois eixos temáticos estabelecidos pela Resolução Nº 010, de 19 de março de 2015, que estabelece o regulamento do processo Estatuinte.

A solenidade de abertura conduzida pela professora Hildete Pereira, presidente da Comissão Organizadora, e contou com a participação do reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, da vice-reitora Idelma Santiago e do estudante Fabiano Junior da Silva.

“Precisamos refletir a nossa convivência de maneira construtiva. Esse é um esforço da construção de uma universidade efetivamente pública e diversa”, afirmou o reitor da Unifesspa. A vice-reitora destacou a importância de repensar a relação da universidade com a comunidade. “Precisamos refletir os nosso hábitos e vícios. Se nós ensinamos também podemos aprender como isso pode acontecer. A gente tem que se pensar como a gente se coloca diante da sociedade”, afirmou a vice-reitora.  O estudante Fabiano Junior lembrou a necessidade de engajamento da comunidade universitária no processo estatuinte. “Esta é uma construção coletiva, por isso é fundamental a colaboração de todos nesse processo. Cada um aqui presente é importante pra construímos uma universidade mais ampla e democrática”, declarou.

Após a abertura do evento, foram iniciados os grupos de trabalho para discutir a comunidade universitária, considerando a relação com a sociedade, a participação política, o acesso e permanência na Instituição. Os participantes foram divididos em dois grupos, um no auditório da Unidade I e outro na sala 9,  para colaborar com as discussões. À tarde acontece o grupo de trabalho sobre o Eixo 4: Estrutura acadêmica e administrativa: a) Universidade multicampi; b) Organização acadêmica;  c) Organização administrativa.

A programação das conferências livres é aberta ao público e as inscrições podem ser feitas pelo site do evento (estatuinte.unifesspa.edu.br) ou durante o credenciamento. A comissão organizadora também fez a transmissão, ao vivo, pela pagina da estatuinte no facebook.  

DSC 0096

GT1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programação de amanhã (24): 

8h - Palestra: "A estrutura da Universidade Pública a serviço da justiça e da transformação social"

Palestrante: Prof. Dr. José Geraldo de Sousa Junior - Doutor em Direito (Direito, Estado e Constituição) e ex- Reitor da Universidade de Brasília (UNB)

Leitura de apoio para palestra: DA UNIVERSIDADE NECESSÁRIA À UNIVERSIDADE EMANCIPATÓRIA: A REFUNDAÇÃO DA UNB (Arquivo PDF - 547Kb)

10h - Apresentação do Eixo 3 e Debate

14h - Palestra: "Universidade pública, gratuita e de qualidade no Brasil hoje."

Palestrante: Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves (Doutora em Educação e vice- presidente da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação)

Leitura de apoio para palestra: INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL:PROGRAMAS DE INDUÇÃO À MOBILIDADE ESTUDANTIL (Arquivo PDF - 548Kb)

16h - Apresentação do Eixo 4 e Debate.

Fim do conteúdo da página