Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Produção Científica

I Simpósio de Produção Científica da Unifesspa reúne mais de 100 trabalhos nas diversas áreas do conhecimento

  • Publicado: Quinta, 09 de Fevereiro de 2017, 10h39
  • Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 13h52
  • Acessos: 2661

posteressimposioMais de 100 trabalhos estão sendo apresentados no I Simpósio de Iniciação Científica iniciado nesta quinta-feira (9), ­­promovido pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit). O objetivo do evento é divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos docentes, discentes e técnicos da Unifesspa e de outras instituições e promover a interação entre as pesquisas e os diversos grupos envolvidos com a pesquisa científica. 

O professor Arilson dos Santos Gomes abriu as apresentações do Simpósio com o trabalho intitulado “Negros filhos da mistura: os pioneiros e a identidade negra na cidade de Marabá”, cujo objetivo é estudar a identidade negra presente na cidade de Marabá desde a sua fundação, no período de 1913 a 1983.

“Eu quero saber quem são os grupos que fundaram a cidade e que estão à margem dessa história de fundação”, explicou o professor, que manifestou o interesse em pesquisar o tema a partir de uma publicação do Jornal Correio do Tocantins, durante a comemoração dos 70 anos da cidade, ocasião em que o periódico destacou a formação da cidade a partir dos pioneiros.

O evento segue até esta sexta-feira (10), com apresentação de 106 trabalhos acadêmicos nas mais diversas áreas do conhecimento, desenvolvidos por estudantes, professores e técnicos da Unifesspa, além de participantes de outras instituições públicas e particulares de ensino superior de Marabá e Região.

A primeira parte da programação do Simpósio contou, ainda, com apresentação dos professores da Unifesspa Erinaldo Cavalcanti, com o trabalho “Diz-me o que lês e dir-te-ei quem és: literatura e política em tempos de ditadura militar” e Manoel Ribeiro Filho com a pesquisa “Jogos Educativos sobre a guerrilha do Araguaia: a atuação do Osvaldão”. A cada apresentação, os participantes puderam interagir com os pesquisadores, com perguntas, comentários e troca de informações.

Além das apresentações orais, também estão sendo apresentados cerca de 40 pôsteres, expostos nas passarelas cobertas da Unidade II, próximas ao auditório da Unidade II, do Campus de Marabá.A organização do evento reservou espaços na programação para a visitação desses trabalhos. O público está concorrendo também a sorteios de livros doados por diversos pesquisadores da Unifesspa.

Mesasolenesimposio

Mesa de abertura

Participaram da cerimônia de abertura do evento, o reitor da Unifesspa, Maurílio de Abreu Monteiro, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Fernanda Carla Lima Ferreira e o pró-reitor de Ensino de Graduação, Elias Fagury. "Aqui a gente aprende e, concomitantemente, produz ciência desde os primeiros passos na graduação. Nossa tarefa é incentivar a iniciação dos alunos na produção científica cada vez mais cedo", disse o reitor.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, Elias Fagury destacou o aumento da produção científica na Unifesspa. “Sabemos que é um desafio, mas precisamos assumir essa tarefa que faz parte da nossa vocação, que é incentivar a produção acadêmica, que tem aumentado bastante graças ao envolvimento e engajamento cada vez maior dos professores e alunos em novos grupos de pesquisa. Eventos como esses são fundamentais para que isso ocorra", afirmou.  

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Fernanda Carla Lima Ferreira, reforçou o papel da Propit na promoção de espaços de integração. “Nosso objetivo é promover, cada vez mais, espaços como esses, estimulando a produção científica dos nossos alunos desde cedo. Sejam todos bem-vindos e aproveitem o evento", finalizou desejando sucesso aos mais de 300 participantes do Simpósio. 

apresentacaosimposio

SimpósioPropitDestaque 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página