Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Inscrições para o Cursinho Popular Emancipa são realizadas de 18 a 21 de janeiro

  • Publicado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 16h06
  • Última atualização em Domingo, 22 de Janeiro de 2017, 18h49
  • Acessos: 4502

2016 09 17 PHOTO 00016401A organização do Cursinho Popular da Unifesspa - Emancipa Marabá - divulgou o calendário de inscrições para as turmas de 2017. Os interessados em receber aulas gratuitas preparatórias para o Enem e vestibulares devem fazer a inscrição no período de 18 de a 21 de janeiro, das 8h às 20h, no Tapiri da Unidade I, do Campus de Marabá (Folha 31). As aulas serão iniciadas na primeira semana de fevereiro. 

Serão oferecidas 250 vagas, distribuídas em cinco turmas. A novidade este ano é que será ofertada uma turma no turno da noite, de segunda a sexta-feira, com 50 vagas. As outras quatro turmas são na modalidade Final de Semana, com aulas aos sábados e domingos, com 50 alunos cada. No momento da inscrição, o candidato deve optar para qual modalidade pretende concorrer.

As aulas das disciplinas exigidas pelo Enem são ministradas por alunos e professores da Unifesspa, professores da rede pública e particular, entre outros voluntários. Este ano, a Pró-Reitoria de Extensão da Unifesspa (Proex) disponibilizou 10 bolsas para estudantes da Unifesspa que queiram atuar no projeto, mantendo o apoio institucional ao projeto e fortalecendo o cursinho popular, aumentando o número de vagas ofertadas.

Ao longo de 2016, cerca de 500 pessoas egressas do sistema público de ensino foram beneficiadas diretamente com as aulas do cursinho. “O Cursinho Popular Emancipa é um compromisso da Unifesspa com a comunidade marabaense, no sentido de realizar a democratização do acesso ao ensino superior. Por isso, mesmo em época de contingenciamento orçamentário, a Proex manteve a estrutura oferecida ao projeto”, destacou o pró-reitor Haroldo de Souza.

Processo de seleção será por sorteio

Excedendo o limite de vagas, a forma de seleção será por meio de sorteio, ou seja, independente da ordem de inscrição.  No ato da inscrição, os alunos deverão apresentar um documento com foto e comprovante de que estuda ou estudou em escola pública. São aceitos como comprovante certificado, histórico escolar, declaração, entre outros. Podem se inscrever no Cursinho Popular qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio ou que esteja cursando o 3º ano em escola pública; Os alunos do 2º ano que iniciem o 3º ano ainda no primeiro semestre de 2017 também podem participar do cursinho popular.

O Cursinho não aceita inscrição de alunos que estejam cursando ou que já tenha concluído curso superior, nem candidatos que estejam matriculados em cursinhos pré-vestibulares privados. Este ano, também foi incluído o critério da renda familiar. A renda mensal per capta não pode ser maior que um salário mínimo e meio (R$ 1332) ou a renda total da família não pode ser superior a três salários mínimos (R$ 2664).

“É importante ainda que os candidatos tenham o compromisso de participar das aulas, que realmente tenham o interesse de fazer o cursinho, não obstruindo a oportunidade para os que realmente querem e necessitam”, ressaltou um dos coordenadores do cursinho, o bolsista Willi Roger, estudante concluinte de Direito da Unifesspa. Os candidatos devem acompanhar as informações sobre a seleção no blog do Cursinho Popular: emancipamaraba.blogspot.com.br. 

Fim do conteúdo da página