Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Quinze mestrandos defendem dissertação durante congresso do ProfLetras

  • Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2016, 17h42
  • Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2016, 18h54
  • Acessos: 2894

DSC 0122Quinze mestrandos foram aprovados, em suas respectivas defesas de dissertações, no Programa de Mestrado Profissional em Letras, ministrado no Instituto de Letras e Linguagens da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (ILLA/Unifesspa) em Marabá; e coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Esse programa de pós-graduação em nível de mestrado tem como objetivo, em médio prazo, a formação de professores do ensino fundamental no ensino de língua portuguesa.

A primeira turma do ProfLetras começou suas atividades em outubro de 2014 e dois anos depois, concluiu, com êxito, com a aprovação de todos os quinze alunos que defenderam sua dissertação de mestrado durante o I Congresso Regional do ProfLetras - Unifesspa, realizado nos últimos dias 16, 17 e 18 de novembro.

O congresso, realizado nos turnos da manhã, tarde e noite, teve como tema “Em busca de práticas inovadoras para o ensino de língua e literatura para a educação básica” e proporcionou a congregação de professores de diferentes Instituições de Ensino Superior brasileira e de acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras.

Na oportunidade, ocorreram apresentações de dissertações, de comunicações de trabalhos em andamento e de pôsteres, bem como a realização de palestras, mesas redondas e oficinas envolvendo o tópico letramento (acadêmico, escolar, literário e digital).             

No evento, também foi dada visibilidade aos trabalhos realizados pela Coordenadora do ProfLetras Nacional, Coordenadora do Acre, de Marabá, de Belém, de Araguaína e de Santarém. Assim, cada coordenador da região apresentou um relato das atividades mais marcantes desenvolvidas em cada IES.       

A professora doutora Maria de Fátima do Nascimento destacou a elaboração de um manual do Mestrado ProfLetras da UFPA (Universidade Federal do Pará). A professora doutora Lindinalva Messias do Nascimento Chaves fez menção aos projetos guarda-chuvas que articulam os demais projetos de pesquisas dos professores das duas linhas de pesquisa do ProfLetras da UFAC (Universidade Federal do Acre).           

A professora Ediene Pena Ferreira destacou a estrutura organizacional do programa desenvolvido na UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará). A professora doutora Tânia Maria Moreira destacou os eventos científicos desenvolvidos na Unifesspa, a participação dos discentes em eventos de outras IES e a edição de um livro, organizado por dois professores da Unifesspa e um da UFT (Universidade Federal do Tocantins), e a edição do volume 01 da revista virtual LiLiAr.
 
Pontes fortes do evento

Um dos pontos fortes do evento consistiu na participação da Coordenadora Nacional do ProfeLetras e de três Coordenadores de universidades da região norte (Coordenadora do ProfLetras da UFPA, da UFOPA e da UFAC). Durante o dia essas professoras assistiram às apresentações das comunicações e “deixaram contribuições que além de servirem como um andaime para enriquecer os estudos desenvolvidos pelos acadêmicos da Unifesspa mexeu na autoestima dos nossos acadêmicos na medida em que os conhecimentos produzidos pelos acadêmicos”, afirmou a professora Tânia Moreira. “Outro ponto que merece destaque é a aprovação de todas as dissertações defendidas”. 

Os mestrandos aprovados foram: Cecilia Maria Tavares Dias, Maria do Livramento Pereira, Valdirene Nascimento Campos, Jesse Lima Pinheiro, Remy Pereira de Sales, Maria Edna de Brito Santos, Carlos André da Costa Souza, Ivan Vale de Sousa, Luciana de Queiroz Lima, Ariadina Pereira Galvão, Paulo Frontin Pio dos Santos, Daniele de Abreu Oliveira, Ana Cristina Araújo Negrão, Aline Evellyn Maciel de Oliveira e Silva; e Carmina Barbosa Santis

 

 

Fim do conteúdo da página