Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Conselho de Administração da Unifesspa aprova alteração na matriz orçamentária

  • Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2016, 15h27
  • Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2016, 15h27
  • Acessos: 2283

reuniaoconsad16novO Conselho Superior de Administração (Consad) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) aprovou durante reunião ordinária realizada na quarta-feira (16), uma alteração na matriz orçamentária, que dimensiona o orçamento das unidades acadêmicas da Instituição. A matriz é utilizada na gestão da Unifesspa para distribuir o orçamento de maneira igualitária, levando em consideração a realidade de cada Instituto.

A proposição da nova matriz foi apresentada pelo secretário de planejamento e Desenvolvimento Institucional prof. Elisando de Andrade, após solicitação do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) e de Institutos dos campi fora da sede. O objetivo da alteração é contemplar de forma equitativa a distribuição dos recursos para as unidades acadêmicas, levando em consideração as peculiaridades das unidades acadêmicas existentes nos campi fora de sede e as que desenvolvem atividades de campo.

A Seplan apresentou como alternativa ampliar o bônus no cálculo do índice “aluno equivalente” dos campi fora da sede de 25% para 100%; e destacar do orçamento o custeio para viagens de campo, retirando estes valores do cálculo da Matriz Orçamentária das Unidades Acadêmicas. Na ocasião, o secretário apresentou uma proposta de alocação de R$ 1,3 milhão para custeio das Unidades Acadêmicas, o que equivalerá a 8,43% do Orçamento de custeio.

Após a exposição e debates sobre a proposição, os conselheiros aprovaram por unanimidade a alteração na matriz orçamentária, que passa a valer para a gestão da Unifesspa em 2017. “Para nós essa mudança foi de extrema importância não só por estarmos situados distantes da sede mas, principalmente, por sermos um Campus que, em sua concepção, é mais complexa se comparada a uma unidade acadêmica. Temos mais demandas que exigem incremento no orçamento, a exemplo de estruturas como biblioteca, protocolo e em breve um Centro de Documentação”, argumentou o diretor do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) do Campus de Xinguara, prof. Eduardo de Melo Salgueiro.

Na 5ª sessão ordinária do Consad foram também reformuladas a Câmara de Assuntos Administrativos e a Câmara de Assuntos Econômicos. Integram a Câmara de Assuntos administrativos os professores Leandro de Oliveira Ferreira (presidente), Jorge Luis Ribeiro e Alexandre Silva, o Alixa; e a técnica Thayná Miriam Pereira. A Câmara de Assuntos Econômicos passa a ter a seguinte composição: professores Leandro de Oliveira Ferreira (presidente), José Anchieta de Araújo e Laércio Rocha de Sena; e o representante técnico-administrativo, Luiz Carvalho. Como não havia alunos presentes na reunião, as representações discentes para as duas comissões ainda não foram definidas.

Fim do conteúdo da página