Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa é homenageada pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática

  • Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2016, 13h13
  • Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2016, 13h23
  • Acessos: 2779

WhatsApp Image 2016 11 17 at 11.25.16 AMO trabalho desenvolvido pelo professor da Unifesspa, Ronaldo Barros Ripardo, foi premiado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Na manhã de ontem (16), o professor entregou ao reitor Maurílio Monteiro a mensagem da SBEM de reconhecimento à Unifesspa pelo incentivo à pesquisa e uma placa comemorativa homenageando a Instituição.

O professor recebeu o prêmio “Medalha Professora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes”, categoria 1 - trabalho de pesquisa e/ou proposta pedagógica envolvendo a Educação Matemática, realizado individualmente ou em grupos, em instituições públicas e particulares de Educação Superior, ou em espaços não formais de ensino.

O prêmio tem como principal objetivo reconhecer o mérito de professores e licenciandos de Pedagogia e Matemática pela contribuição dada à melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa em Educação Matemática.

A pesquisa premiada

O trabalho desenvolvido pelo professor, intitulado “Matemática como um discurso: perspectivas teórica e metodológica para seu ensino”, aponta como o ensino de matemática integrado com a produção textual, gradual e sistematicamente, contribui para o desenvolvimento de habilidades do aluno em relação à matemática, compreendida como um discurso.

Além disso, é parte dos resultados da tese de doutorado do professor, cursado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP no período de 2010 a 2014. Os dados foram produzidos a partir de pesquisa de campo em uma escola pública de Marabá, a EMEF Acy Barros, a partir de projeto aprovado no PAPIM, em 2013 (ainda campus da UFPA).

O projeto “Escrever bem para aprender matemática: uma proposta de intervenção pedagógica para alunos do ensino fundamental” teve como objetivo geral desenvolver abordagens metodológicas que buscassem melhorar a aprendizagem matemática de alunos do ensino fundamental em relação com a melhoria das suas habilidades em produção textual.

Publicação em livro

Houve uma fase inicial finalizada ainda em 2013, gerando uma quantidade significativa de dados. Uma parte deles foi usada para a tese de doutorado e outra parte em função de projeto aprovado no Programa de Apoio ao Recém Doutor, da Unifesspa, edição 2015. E o trabalho acadêmico continua gerando frutos. A expectativa do professor é reunir em um livro os resultados da pesquisa, que deverá ser lançando já em 2017.

“Esta pesquisa trouxe um espectro amplo de resultados e pretendo me dedicar, agora, à análise da outra parte dos dados e publicar os resultados no próximo ano. Ter o reconhecimento nacional mostra que a Unifesspa produz com qualidade e isso nos dá a a sensação de parte do dever cumprido", avaliouo o pesquisador.

Durante o encontro com o reitor, o professor Ronaldo Ripardo, aproveitou para agradecer os esforços da instituição durante o desenvolvimento da pesquisa. Maurílio Monteiro parabenizou o pesquisador e ressaltou a importância desse reconhecimento à Unifesspa. “Para essa jovem instituição, ter uma iniciativa premiada nacionalmente é motivo de muito orgulho, o que nos alegra imensamente e nos impulsiona a continuar defendendo uma universidade pública, gratuita e de qualidade. É um reconhecimento da nossa capacidade de produzir licenciaturas”, comemorou.

Fim do conteúdo da página