Programa de apoio a projetos de intervenção metodológica - PAPIM 2016

Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2016, 10h27 | Última atualização em Terça, 06 de Setembro de 2016, 10h41

Projeto: O uso de fontes como estratégia para o ensino e a pesquisa em história, a partir do Acervo Documental da Comissão Pastoral da Terra (CPT) sobre a luta pela terra no Sul e Sudeste do Pará durante a ditadura civil-militar.

Apresentação:

O Projeto que orgulhosamente apresentamos aos educadores e estudantes de licenciatura do município de Marabá, é fruto de uma articulação entre as pesquisas desenvolvidas por professores do Curso de Licenciatura em História da UNIFESSPA, em parceria com alunos dos cursos de licenciatura, especialmente dos cursos de História, Ciências Sociais e Pedagogia, e professores da Educação Básica. Contando com financiamento da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, o Projeto objetiva construir “pontes” entre a educação superior e básica, de modo a contribuir com a criação de projetos de intervenção metodológica que inovem a relação ensino-aprendizagem, impactando positivamente na melhoria da qualidade de ensino, especialmente na educação pública municipal. Nesta etapa, iremos ofertar, gratuitamente, uma Palestra sobre o História, a Memória e o Acervo Documental da Comissão Pastoral da Terra (CPT), de modo a apresentar ao público as linhas gerais do Projeto. Em seguida, ofertaremos duas oficinas destinadas aos professores da Educação Básica e alunos dos cursos de Licenciatura DA UNIFESSPA, tendo como foco as estratégias metodológicas do uso de fontes no ambiente escolar.

A escolha do Arquivo da CPT para subsidiar a prática do uso de documentos na Educação Básica se justifica na medida em que lá estão contidas informações valiosas sobre a história e a memória da luta pela terra na região, bem como registros de migrações de camponeses, fotografias sobre o cotidiano dos assentados e dos moradores de Marabá nas décadas de 1970 aos anos 2000, além de milhares de recortes de jornais sobre as regiões sul e sudeste do Pará, possibilitando aos professores e alunos da Educação Básica um mergulho na história e memória da região. Desse modo, convidamos a todos os interessados (professores da educação básica e estudantes de licenciatura) a construir conosco esse projeto. Participe!

PROGRAMAÇÃO:

Palestra: “Trabalhando com Fontes na Educação Básica: A Importância do Arquivo da Comissão Pastoral da Terra - CPT”.

Dia 12 de setembro de 2016, 18:00hs na Universidade Federal do Sudeste do Pará, auditório do campus 1.

Dia 10 de setembro (8:00 – 12:00/14:00 – 18:00). Sala 08 Unidade I da UNIFESSPA.

Oficina: Introdução a História Oral: Construindo Projetos na Educação Básica.

Prof. Cássio Augusto Guilherme – FAHIST/UNIFESSPA.

Ementa: O curso propõe introduzir as questões fundamentais acerca do método de pesquisa e análise em fontes orais. Para tanto, discutiremos três eixos centrais: História e teoria da História Oral; técnicas e métodos aplicados à História Oral; Ética na pesquisa em História Oral. Ao final, os participantes elaborarão um projeto de intervenção escolar tendo a História Oral como fonte.

Dia 17 de setembro (8:00 – 12:00/14:00 – 18:00). Sala 10 Unidade I da UNIFESSPA.

Oficina: O uso de fontes escritas e visuais na Educação Básica. Construindo Projetos de Intervenção Metodológica nas Escolas de Marabá.

Prof. Fábio Pessôa – FAHIST/UNIFESSPA.

Ementa: O curso pretende apresentar metodologias e estratégias para o uso de fontes escritas (jornais, cartilhas) e visuais (cartazes, fotografias, documentários, charges) no ambiente escolar, de modo a contribuir com novos experimentos que acrescentem métodos eficazes ao processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica, tendo as fontes do Arquivo da Comissão Pastoral da Terra como suporte. Ao final, os cursistas irão apresentar um Projeto de Intervenção Metodológica a ser aplicado em uma Escola da Educação Básica.