Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comunidade acadêmica e sociedade manifestam solidariedade aos ex-dirigentes e apoio ao novo reitor

  • Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 09h31
  • Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 11h14
  • Acessos: 1576

MaurilioeFranciscoRepresentantes de diversos segmentos da comunidade acadêmica têm utilizado os espaços institucionais e também os próprios perfis nas redes sociais para se manifestarem sobre a medida  do Governo Federal de não nomear o primeiro colocado nas eleições para Reitoria da Unifesspa. Os inúmeros registros feitos por estudantes, professores e técnicos administrativos demonstram solidariedade ao professor e ex-reitor Maurílio Monteiro e à ex-vice-reitora Idelma Santiago, reconhecidos pela capacidade de gestão e liderança no comando da universidade. 

Apesar de contestarem a decisão do governo, o clima na instituição tem sido de apaziguamento e união. A comunidade universtiária se une, agora, para dar apoio e incentivo ao reitor empossado, o professor Francisco Ribeiro, que assume a missão de dar prosseguimento ao trabalho desenvovido com primor pelos ex-gestores.

Em nota, o Instituto de Estudos do Desenvolvimento Agrário e Regional (Iedar) convida a comunidade a se manter unidada para continuar construindo a trajetória virtuosa da Unifesspa,  ao lado do novo reitor. "Daremos sequencia coletivamente, às ações dirigidas nos últimos 4 anos, por Maurílio e Idelma, que colocaram a Unifesspa, ainda muito jovem, entre as melhores universidades de todo o norte do Brasil", diz o documento (leia na íntegra!). O texto destaca ainda a trajetória de comprometimento do atual reitor Francisco Ribeiro com a universidade.

O próprio professor Maurílio, ao finalizar seu pronunciamento de despedida, pediu que a comunidade acadêmica mantenha-se unida, evitando conflitos internos. “Nosso chamamento, a toda comunidade, é para não internalizarmos o conflito, que pode ser destrutivo para nós. A Unifesspa tem que crescer e se fortalecer ainda mais. Por isso, vamos colaborar e nos mantermos vigilantes. O melhor caminho para resistir é ampliar a democracia na universidade”, disse, firmando mais um importante legado para a Unifesspa. 

O Instituto de Engenharias e Geociências (IGE) também emitiu uma nota em solidariedade ao reitor Francisco Ribeiro, ressaltanto o empenho do novo gestor em continuar lutando pelo avanço da Unifesspa. "Cremos que ele dará continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido em nossa universidade, estando alinhado com os princípios da Instituição", destaca um trecho da nota. Leia na íntegra.

Na internet, por meio de redes sociais, são incontáveis os agradecimentos à gestão de Maurílio e Idelma e as mensagens de força e encorajamento ao novo gestor. Também se manifestaram publicamente representantes da classe política e entindades da sociedade civil. 

Muito querido e respeitado dentro e fora do espaço universitário, Maurílio Monteiro foi nomeado reitor pró-tempore da Unifesspa, em 2013, ano de criação da universidade, a partir do desmembramento do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em 2016, pela primeira vez, foi eleito pela comunidade universitária para o cargo de reitor da Unifesspa, tendo a professora Idelma Santiago como vice. Sua gestão foi marcada pela notória capacidade de diálogo, articulação política e engajamento. 

Francisco Ribeiro é reconhecido pelo grande carisma e competência ao atuar na gestão dos ex-reitores, tendo colaborado decisivamente para o avanço da universidade. Doutor em Geologia e Geoquímica, Francisco Ribeiro é vinculado à Faculdade de Geologia do Instituto de Geociências e Engenharia (IGE), do Campus Marabá. Antes de ser nomeado reitor, ocupava o cargo de Diretor de Pesquisa e Inovação Tecnológica, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit).

Fim do conteúdo da página