Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Nota da Reitoria em defesa dos servidores do campus de Santana do Araguaia e de uma universidade multicampi

  • Publicado: Quarta, 20 de Novembro de 2019, 15h10
  • Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 11h15
  • Acessos: 2880

Diante dos graves fatos ocorridos, no último dia 14 de novembro, no âmbito da reunião da congregação do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), no Campus da Unifesspa em Santana do Araguaia, a Reitoria vem manifestar veemente repúdio aos ataques, insinuações e ameaças direcionadas aos servidores daquele instituto, profissionais extremamente dedicados em garantir a implantação, na região, de uma universidade pública e gratuita.

A Administração Superior tomará todas as providencias cabíveis para apurar os fatos e assegurar que os excessos cometidos sejam punidos. O reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Maurílio Monteiro, também solicitou à Câmara de Vereadores de Santana do Araguaia a realização de sessão pública especial para apresentar as dificuldades enfrentadas e discutir estratégias que garantam a consolidação e o pleno funcionamento do campus.

Espera-se com essas medidas, ampliar esforços para fortalecer o ensino superior público; evidenciar o compromisso da Unifesspa com o desenvolvimento regional; dirimir dúvidas e afastar as recentes especulações sobre fechamento do campus no município.

Mesmo enfrentando adversidades na implantação de uma universidade multicampi, processo marcado, sobretudo, por fortíssima restrição orçamentária, a Unifesspa tem conseguido superar desafios, graças ao compromisso público e enorme disposição de centenas de servidores, nas unidades administrativas e acadêmicas, da bancada federal paraense e da sociedade local que atuam com afinco na promoção do ensino superior de qualidade.

Destaca-se, ainda, o grande avanço no campus de Santana do Araguaia que, atualmente, conta com 38 servidores, entre professores e técnicos, ofertando três cursos de graduação, uma especialização, duas turmas do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), além da luta pela autorização de cursos de mestrado e de doutorado, a partir de 2020.

Com uma importante obra que será concluída nos próximos meses, a Unifesspa inicia a organização de estrutura própria, indispensável ao fortalecimento do campus. Por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, a Unifesspa segue contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do município.

Neste sentido, a Administração Superior está convicta que diante das diversas barreiras, paradoxalmente, a expansão da Unifesspa é o caminho para a sua consolidação. A Reitoria reafirma, portanto, o inabalável compromisso da Instituição com a construção responsável de uma universidade multicampi, excelente e popular no sul e sudeste do Pará.

Fim do conteúdo da página