Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

V Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica aborda desafios e oportunidades do mercado de trabalho

  • Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 09h07
  • Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 14h56
  • Acessos: 3201

DSC 0117Com o tema "Da sala de aula para o mercado de trabalho: oportunidades para empreender e inovar no sul e sudeste do Pará", foi finalizada, na última sexta-feira (8), a V Semana Acadêmica (SAEM) do curso de graduação em Engenharia Mecânica do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE).

Durante cinco dias, mais de 120 alunos da Unifesspa e de instituições externas participaram das programaçõesque envolveram palestras, minicursos, visitas técnicas, debates e apresentações de trabalhos. Prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) como projeto de extensão, a Semana Acadêmica é organizada pelos próprios estudantes, com o apoio do corpo docente do curso.

Nessa edição, buscou promover maior aproximação entre a Engenharia Mecânica de Marabá e o setor produtivo regional, oferecendo aos estudantes ou engenheiros recém-formados a oportunidade de trocar experiências com profissionais atuantes nas áreas de Engenharia e o encaminhamento dos alunos para oportunidades de estágios, além de desenvolver parcerias em projetos.

Pesquisadores da Unesp, UFRJ, UFSCAR e UFU foram alguns dos palestrantes da SAEM 2019, que contou com financiamento, por meio de edital de apoio a eventos, pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa do Pará (Fapespa), além do patrocínio de outras empresas da cidade.

DSC 0176“Acreditamos que a Semana Acadêmica foi um sucesso, principalmente pela integração de vários assuntos em alta no mercado e que foram abordados para os alunos”, afirma o professor Cláudio Basquerotto, coordenador-geral do evento. Para Basquerotto, as empresas buscam nos profissionais formados a capacidade de empreendedorismo e inovação, por isso a pertinência desse diálogo promovido pela Semana Acadêmica. 

O diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEMEC), professor José Elisandro de Andrade, destaca que o sul e o sudeste do Pará possuem grandes desafios e que isso, na sua visão, gera muitas oportunidades. 

“A região possui muitos setores em que o engenheiro mecânico pode atuar, como mineração, siderurgia e gestão. O que precisamos é garantir ao nosso estudante uma formação sólida, hoje bem contemplada em nosso PPC, para que ele consiga vencer esses desafios regionais e trazer respostas consistentes para a sociedade”, destaca o diretor.

Para a estudante Eva Raiane Silva, do 8º período de engenharia mecânica, o saldo da SAEM 2019 foi positivo. “Conseguimos montar uma programação variada, sempre com o foco na aproximação dos discentes com sua área de atuação e o contato com pesquisas que estão sendo desenvolvidas fora da instituição”, disse.

Fim do conteúdo da página