Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Fórum da Andifes: Administração Superior da Unifesspa defende proposta de rateio orçamentário entre as IFES

  • Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2019, 09h24
  • Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2019, 09h49
  • Acessos: 1921

andifes encontroDurante reunião extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), realizada na última terça-feira (16), em Brasília, o reitor da Unifesspa, professor Maurílio de Abreu Monteiro, defendeu amplo debate acerca do orçamento da União destinado às universidades.

“Unidade estratégica entre os dirigentes é importante, necessária e fundamental, porque nos baliza na garantia de manutenção da universidade pública, gratuita e de qualidade. Mas, essa unidade não pode desprezar encaminhamentos mais concretos. Dentre eles, a discussão do orçamento da União para as universidades”, disse o reitor.

Atualmente, os recursos públicos destinados ao funcionamento e manutenção das IFES são propostos no projeto de Lei Orçamentária (PLOA), por parte do Ministério da Educação, seguindo a Matriz de Alocação de Recursos de Custeio e Capital (OCC) – Matriz ANDIFES. Essa, busca garantir critérios qualitativos e quantitativos na tentativa de constituir equidade no montante dedicado a cada instituição.

Entretanto, diante da realidade das restrições que as universidades públicas estão inseridas, os recursos utilizados para garantir a “equalização” são retirados do total destinado às próprias IFES, impossibilitando o acesso ao orçamento por universidades que cresceram além de seu histórico, ampliando a inequidade na distribuição orçamentária e achatando a possibilidade de sobrevivência de universidades novas ou que tiveram seu crescimento recente, o que ocorre com a maioria das universidades localizadas em áreas periféricas da Nação.

No âmbito dessa discussão, a comissão de orçamento da Andifes, amparada pela comissão de modelos do Forplad, apresentará proposta de incorporação dos recursos do Reuni à distribuição da Matriz Andifes e o fim da equalização orçamentária, buscando segurança jurídica na alocação dos recursos e a garantia que permaneçam com as universidades.reitor andifes

Todavia, a expectativa é que seja apresentada uma proposta de amortização do impacto que universidades que recebem muito acima do que deveriam receber – se considerados os parâmetros citados – sofreriam, garantido piso e teto de perdas e ganhos.

O reitor da Unifesspa fez um pedido para que a Andifes encaminhe uma proposta de amortização de impacto da incorporação dos recursos do Reuni à distribuição da Matriz Andifes e o fim da equalização orçamentária, com garantia de piso de 25% (vinte e cinco por cento) nas perdas e de teto de 25% (vinte e cinco por cento) nos ganhos.

 

 Foto: Reprodução/Andifes

Fim do conteúdo da página