Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Vereadores de Marabá saem em defesa da Unifesspa e discutem desbloqueio do orçamento

  • Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 10h32
  • Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 17h32
  • Acessos: 2690

Sessao Vereadores 2543A luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade ganha cada vez mais força na região. Dessa vez, o reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) Prof. Dr. Maurílio Monteiro participou na manhã desta terça-feira (18) de uma sessão na Câmara de Vereadores de Marabá. A sessão contou com a presença de servidores da universidade (docentes e técnicos), alunos, presidentes de bairros, além da comunidade local.

O reitor teve 30 minutos para falar e durante sua exposição destacou que a Unifesspa tem dado seus primeiros e firmes passos e que já formou mais de 2 mil profissionais para o mercado de trabalho. “Nós estamos mudando a realidade e de forma muito ampla. Nossos alunos do curso de Artes Visuais, por exemplo, estão todos trabalhando”, disse entusiasmado.

Ele explicou que os cortes do governo federal atingiram 40% do orçamento da Unifesspa e ressaltou que isso precisa ser revertido o mais rápido possível. Ele mostrou na sua apresentação que a Universidade saltou de 2.581 alunos em 2013 quando foi criada para 5.144 alunos matriculados atualmente e que o crescimento não para por aí. A área da Unifesspa que era de 10.144,59m2 em 2013 - para 44.695m2 hoje.“Nós somos uma universidade regional e esses alunos não teriam outra chance de estudar se não fosse a Unifesspa. Estamos construindo a maior obra de educação do estado com 13milm2, o que vai proporcionar aos nossos alunos e servidores mais condições para estudar e desenvolver suas atividades e projetos", acrescentou.

O reitor lembrou as comemorações pelo aniversário de 6 anos da Unifesspa e fez menção ao abraço coletivo dado por centenas de pessoas à universidade num gesto de apoio e reconhecimento pelo que a universidade tem feito na região sul e sudeste do Pará, mas destacou também que este futuro está ameaçado, devido aos cortes e mostrou através de gráficos que a instituição só tem orçamento para funcionar até agosto.

Destaque Sessão Camara Vereadores 2

Ele disse ainda que a Unifesspa começou este ano algumas obras exclusivamente com apoio de emendas parlamentares. Monteiro conclamou a cada um dos vereadores que mobilizem os deputados federais e senadores do seu partido para essa situação seja revertida e que os mais de 5 mil alunos da Unifesspa não sejam prejudicados.

“A tendência da Unifesspa é crescer e continuar dando bons frutos. Eu tenho uma filha que faz o curso de Engenharia Química na Unifesspa e que tem me dito: ‘pai, a universidade tem mudado a minha vida e tem contribuído muito com a região. Lá dentro, a gente vê isso mais de perto’”, disse o vereador do PC do B Gílson Dias. E completou: “A Unifesspa nasceu dos movimentos populares e, nós, o povo não vamos deixá-la nessa situação”. O vereador Nonato Dourado (MDB) disse que o reitor e toda a Unifesspa podem contar com o apoio incondicional da Casa de Leis de Marabá. 

“O senhor tem dessa casa não só a solidariedade, mas o compromisso de resolvermos essa questão. Vamos articular uma reunião com a bancada paraense para marcarmos uma audiência com o ministro da Educação e solicitarmos o desbloqueio do orçamento da Unifesspa e, isso, o mais rápido possível para que a nossa universidade do sul e sudeste do Pará continue dando bons frutos”, argumentou a vereadora do PR Irismar Melo.

“Nós temos a obrigação moral de defender a Unifesspa porque ela é daqui. Ela é nossa. A universidade representa a Inteligência dessa região. Nós não vamos deixá-la morrer. Vamos onde for em defesa da nossa Unifesspa”, ressaltou o vereador Miguelito do PP. O vereador Ilker Moraes (PHS) destacou o crescimento da Unifesspa ao longo de seis anos e os impactos da forte inserção social na região. "Se a gente pensar pelo capital humano, temos um valor incalculável. A Unifesspa tem formado profissionais excelentes em diversas áreas e isso é algo que deve ser referendado por todos nós. A universidade também tem papel crucial por acolher a diversidade, fundamental na nossa sociedade", afirmou.

Durante a sessão, o público presente pode assistir a dois vídeos que mostraram histórias de egressos que tiveram suas vidas modificadas pela Unifesspa, por meio de um ensino de qualidade. As narrativas mostram exemplos concretos do papel transformador da Unifesspa na região e sua forte inserção social. Todos os vídeos da série "Unifesspa: Essa conquista também é sua!" estão disponíveis no canal da Unifesspa no Youtube e no Portal Unifesspa

Já o vereador do PT Marcelo Alves disse que “a Unifesspa é a menina dos olhos dessa região” e que vai envidar todos os esforços para que ela continue pujante e trazendo cada vez mais desenvolvimento para essa região que é tão carente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página