Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Velocidade da internet na Unifesspa pode ser conferida em tempo real pelos usuários

  • Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 12h17
  • Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2019, 11h45
  • Acessos: 2314

aluna usando internet

Num tempo em que quase tudo é digital, para muitos estudantes o serviço de internet gratuito ofertado pela a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) é o que garante melhor desempenho acadêmico.

É o caso da aluna Áurea Lobo, que não tem internet banda larga em casa. “Eu normalmente acesso o SIGAA ou algum site que professor pede durante a aula. Quando não posso baixar os arquivos em dados móveis, eu baixo e leio aqui [na universidade]”, conta a estudante.

Seja para educação, trabalho ou lazer, a internet é uma importante ferramenta e estar conectado é uma necessidade. Sempre online, o acadêmico de Ciências Econômicas, Denny Oliveira, afirma que durante o tempo em que está na universidade precisa bastante do serviço de internet.

“Agora mesmo baixei um artigo que o professor mandou”, revela. Para Denny, a rede sem fio serve para acessar o e-mail institucional, transferir artigos e documentos e, nos momentos de intervalo, para usar redes sociais. “A gente sabe que hoje em dia é muito difícil viver sem internet”.

A Unifesspa oferta esse serviço à comunidade acadêmica em todos seus campi, com alta capacidade e velocidade. Em Marabá, por exemplo, a capacidade de velocidade da internet, em suas três unidades, é de 1 Gigabytes (GB) por segundo. "Para se ter uma ideia, mesmo em momentos de pico, a taxa média de utilização não ultrapassa a 10% do total disponível aos usuários. Por isso, não deve ser considerado comum dificuldades de acesso à internet", afirma o diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Vitor Castro.

graficosCaso os usuários percebam alguma lentidão no acesso, eles podem verificar a qualidade do sinal e a taxa de utilização. Para isso, o CTIC disponibiliza em seu portal informações sobre os links de internet da Unifesspa.

Com informações em tempo real, a ideia é que, em caso de necessidade, os usuários acionem o setor para que possa ser verificado o que está ocorrendo. Para acessar o site, clique aqui

Entendendo os gráficos

Ao acessar o link o usuário poderá visualizar o tráfego de dados por Unidade, sendo o tráfego de Entrada (Download - cor verde) o volume de dados que a Unifesspa consome da Internet, podendo ser acesso à sites, vídeos, periódicos e redes sociais. 

Já a Saída (azul) é o fluxo de upload de informação, podendo ser acesso da comunidade aos sites e sistemas institucionais fora da rede da RNP, envio de arquivos e dados para outros domínios da internet.

Expansão

Nos últimos meses, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unifesspa vem trabalhando para expandir a capacidade dos links de internet nos campi fora de sede. As dificuldades encontradas nesse processo de implantação são, em geral, relacionadas as operadoras, devido as mesmas não conseguirem atender as especificações técnicas nos padrões de qualidade exigidos pela RNP e pelo CTIC.

Ainda assim, está previsto para o início do segundo semestre a ampliação dos links do campus de Rondon do Pará (de 40 para 100 Mbps) e São Félix do Xingu (de 20 para 100 Mbps). O processo de upgrade de links de internet tem sido tratado como ação estratégica pelo CTIC, pois com o acesso à internet de qualidade a comunidade acadêmica terá uma infraestrutura de TIC que apoie as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Fim do conteúdo da página