Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa recepciona calouros e apresenta setores da instituição

  • Publicado: Quinta, 14 de Março de 2019, 15h42
  • Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2019, 17h38
  • Acessos: 2106

IMG 0406De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), responsável pelo evento na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), estão previstas aproximadamente 1,3 mil pessoas, nos três dias, 13, 14 e 15 de março, no Campus de Marabá.

Olhos brilhando e com muitas expectativas sobre os próximos anos de estudo na Unifesspa, muitos calouros de diversas cidades do país estão ingressando em busca da realização de seu sonho: concluir o ensino superior e poder contribuir com o desenvolvimento da nossa região e do Brasil.

Tradicionalmente, a Calourada oferece, a cada ano, as boas-vindas aos novos estudantes da Unifesspa. Desde 2014, o evento vem ganhando novo formato para atender principalmente o novo perfil de calouros e, além disso, se adequar à realidade da instituição. Este ano, um dos focos da programação será informar aos calouros através de uma Oficina sobre o empenho da Unifesspa em tentar manter suas ações afirmativas, como bolsas e auxílios, a fim de que o aluno permaneça na universidade até o término do seu curso. "O direcionamento que oferecemos é especialmente benéfico para quem vem de outros estados e cidades distantes.”, disse uma das coordenadoras da Calourada Cleuzeni Santiago.

A Unifesspa promove nesses três dias uma série de atividades sociais para recepcionar os calouros, com o objetivo de integrar os novos alunos e os veteranos de maneira proveitosa.

O reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Maurílio Monteiro deu as boas-vindas aos novos alunos desejando-lhes que tenham experiências ricas e proveitosas na Unifesspa. “Aproveitem bastante. Estudem, opinem, contribuam para que a nossa Unifesspa seja cada vez mais diversa, plural e democrática. Caminhamos em busca de uma Universidade excelente e só conseguiremos através de um esforço coletivo, por isso, contamos com vocês”, argumentou.

 MG 0575A programação inclui entrega do kit do calouro, arrecadação de alimentos não perecíveis pela equipe de Bibliotecários da Unifesspa que serão distribuídos posteriormente à entidades do Município, mesa-redonda sobre a Universidade destacando o tema: “Essa conquista também é sua”, além de diversas Oficinas na tarde desta quinta-feira (14) sobre temas muito interessantes para os novos alunos.

“Nosso objetivo é promover uma recepção acolhedora aos calouros e conscientizar os alunos sobre a importância dessa integração”, explicou o pró-reitor de Ensino de Graduação Elias Fagury Neto.

Vídeos institucionais de boas-vindas e sobre a marca da Unifesspa foram apresentados aos calouros. A marca representa um marco histórico para a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, que hoje tem sua identidade visual destacando elementos da Amazônia paraense, com forte referência às castanheiras, ao verde das florestas e à sinuosidade dos rios que cortam as cidades onde a Unifesspa está presente.

A campanha de doação de sangue ocorreu paralelamente às programações da Calourada na manhã desta quinta-feira (14) em que diversos alunos compareceram ao Hemocentro de Marabá num gesto de amor e solidariedade ao próximo.

Além de uma equipe formada pelos diversos setores da instituição no dia do evento, conscientizando os calouros a respeito dos benefícios oferecidos pela Unifesspa, a programação da Calourada contará também com apresentações das atléticas e de centros acadêmicos, além de apresentações artísticas e culturais.

Mesa de Autoridades de boas-vindas

DSC 0042A mesa de autoridades de boas-vindas foi composta pelo pró-reitor de Ensino de Graduação Elias Fagury Neto, vice-reitora Idelma Santiago, pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica Cindy Stella Fernandes, pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis Diego Macedo, pelo presidente do Diretório Central dos Estudantes Igo Silva e pelo reitor da Unifesspa Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro.

O que disseram alguns dos nossos calouros...

“Eu tenho expectativas enormes em relação à Unifesspa. Estar aqui é um sonho. Vou cursar História e vim porque tive excelentes recomendações a respeito da instituição. Eu venho de Jacundá – PA, e poder estar estudar e ao mesmo tempo estar perto da minha família é um privilégio. Espero sinceramente ampliar minha visão de mundo e tenho certeza de que vou crescer muito aqui”, disse entusiasmada a caloura Ícary Kaliny Reis, de 17 anos.

Para o calouro Mateus Marinho, do curso de licenciatura em Matemática, ingressar na Unifesspa é uma grande vitória pra mim, pra minha família e para todos aqueles que me viram prosseguir. Eu sei que um dia eu vou poder olhar para trás e dizer: sim, eu consegui, eu venci. Estou em Marabá há três dias e dividindo apartamento com dois amigos. É uma experiência nova, mas estou feliz de estar aqui. Eu gosto muito da estrutura da Unifesspa e vejo nela uma instituição promissora”, pontuou o estudante.

“Eu sou da cidade de Marabá e esta comodidade de poder estudar em casa é maravilhosa. A Unifesspa é bem conhecida e eu me senti atraída por toda infraestrutura, corpo docente. Estou amando a Calourada e parabenizo a iniciativa de poder nos mostrar o que a Unifesspa tem a nos oferecer”, disse a caloura do curso de Engenharia Civil Samara Carvalho, de 17 anos.

Já para o calouro do curso de Engenharia Elétrica Jorge Figueira, “viver a Calourada é um momento muito especial e interessante. Estou conhecendo como funciona tudo aqui e entusiasmado com o semestre que se inicia. Espero aprender muito”, concluiu.

DSC 0911

Bolsas, Auxílios e Apoios

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex/Unifesspa) disponibiliza na internet editais de programas que fazem parte das ações da Política Nacional de Assistência Estudantil para o aluno matriculado nos 42 cursos de graduação, com o objetivo de ampliar suas condições de permanência no ensino superior: Auxílio Permanência, Moradia e Creche, são alguns dos benefícios concedidos aos alunos da Unifesspa. Para obter mais informações, entre contato com a Proex pelo fone: (94) 2101. 7167 ou pela página: www.proex.unifesspa.edu.br

Fim do conteúdo da página