Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa realiza programação alusiva ao dia mulher com foco no empoderamento e conscientização

  • Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 23h24
  • Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2019, 12h00
  • Acessos: 2305

DSC 0581

Nos dias 8 e 11 de março a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSVQ), realizou programação alusiva ao dia da mulher. Realizadas na Unidade I e III do campus Marabá, as atividades foram pensadas visando promover e fortalecer o empoderamento feminino de diversas formas.

A programação teve início com um Talk Show que abordou os diferentes biótipos femininos. Os designers de moda Rafael Ribeiro, Márcia Gleikis e Djeane Ferreira apresentaram como a moda pode promover a autoestima feminina, através da quebra de conceitos e paradigmas e, ainda ser um caminho para a liberdade e um encontro consigo mesma.

Além disso, mostraram que através do autoconhecimento é possível fazer a escolha certa na hora de se vestir, mostrando sua identidade e seu estilo próprio, sem precisar seguir padrões impostos pela sociedade.

Seguindo a programação, servidoras e prestadoras de serviços tercerizados também participaram de um curso de automaquiagem e dicas de cuidados com a pele, realizado pela consultora de beleza, Soraia Abreu. Foi um momento de fortalecer a autoestima e cuidar de si, um exercício tido como fundamental, pois a autoestima influencia diretamente o dia a dia das pessoas.

20190308 103757Ainda no dia 8, uma equipe da Escola Técnica Vale dos Carajás (ETVC), coordenada pelo médico Douglas Oliveira, realizou testes de glicemia; verificação da pressão arterial e orientações de fundamental importância para a prevenção de algumas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). A ideia foi mostrar que a prevenção pode ser o caminho para detectar precocemente doenças e evitar que outros problemas se desenvolvam.

Já na segunda-feira (11) foi realizada uma palestra ministrada pela advogada Cláudia Chini, conselheira da OAB/Marabá. A palestra alertou para os números da violência contra a mulher, considerados alarmantes. Estima-se que somente em 2019, mais de 126 mulheres foram mortas em razão de seu gênero, segundo dados da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Os tipos dessa violência podem ser física; obstétrica; patrimonial; moral; sexual; psicológica; cibernética dentre outras menções a violência que estão surgindo como a política e a injúria racial na internet, que atinge, sobretudo, mulheres negras.

Durante a palestra Cláudia falou ainda sobre a legislação atual que visa garantir os direitos das mulheres, como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio, assim como também a Rede de proteção, promoção e enfrentamento a essa violência e os inúmeros desafios para efetivar essa rede, analisando as dificuldades enfrentadas no município de Marabá. Após a palestra, algumas mulheres ganharam brindes, como designer de sobrancelha para fortalecerem ainda mais sua autoestima.DSC 0588

Segundo a Assistente Social da DSQV, Dhene Almeida Pacheco, a programação foi um convite a todos para exercer a sororidade, capacidade de empatia e companheirismo em busca de objetivos comuns. “Devemos promover a saúde, o bem-estar, o fortalecimento da autoestima e o empoderamento feminino durante os 365 dias do ano, pois a mudança de mentalidade e de comportamento está acontecendo e pode evoluir ainda mais”, disse.

Dhene destacou ainda que a DSQV continuará durante todo o ano promovendo ações de saúde e qualidade de vida, segurança no trabalho e bem-estar a todos os servidores.

Fim do conteúdo da página