Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Mucanpa já será este fim de semana em Marabá

  • Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 14h46
  • Última atualização em Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 14h47
  • Acessos: 2285

Mucanpa MarabáJá é neste fim de semana a Mostra Universitária da Canção Paraense da Unifesspa em Marabá. Oficinas de carimbó, exposição fotográfica e de audiovisual, além de shows com muita música autoral dos selecionados para a Mucanpa e artistas convidados fazem parte da programação.

Pré-Mucanpa, 13 de dezembro

O filme Aikewára, de Luiz Arnaldo Campos e Célia Maracajá, inicia as atividades da Mucanpa. O longa será exibido na sala de cinema do Sesc Marabá, às 19h e, ao final, haverá um bate papo com os diretores. Em 80 minutos, a obra aborda a violência cultural sofrida pelos Aikewara, em uma visão inédita sobre a Guerrilha do Araguaia. A ocupação do território, na visão dos diretores, trouxe consequências desastrosas para esse povo, como o alistamento de jovens indígenas para a guerra e a extinção de práticas culturais. Filmado em São Geraldo do Araguaia, o processo de construção do documentário contou com a consultoria do ativista Paulo Fonteles Filho, falecido em outubro deste ano, em Belém. O filme foi exibido, em primeira mão, aos indígenas Aikewara durante o 4º Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira, em abril deste ano.

Dia 14 de dezembro

Já na sexta-feira, 14, o Tapiri da Unidade I da Unifesspa será o “Tapiri Cultural”. As atividades iniciam às 9h da manhã com a oficina de carimbó do Grupo Batucada Misteriosa. Eles irão repassar a vivência do carimbó com o rufar do tambor, maracas e banjo, e do rodar da saia, como fazem na casa Coisas de Negro, em Icoaraci (Belém/PA). As inscrições para a oficinas devem ser feitas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando o nome e telefone para contato.

À tarde, às 16h será apresentada a exposição fotográfica itinerante “Múltiplos olhares do sul e sudeste do Pará”. Raiane Nascimento e Raphaela Desidério apresentam retratos de Xinguara. Camila Gusmão inspirou-se em Rondon do Pará e, Roberta Corrêa, em Marabá. Também será exposto o livro “Os Peixes”, de Ara Mathias e Marcos Antônio Silva dos Santos, supervisionado pela professora Gláucia de Sousa Moreno. A Obra, vencedora do Prêmio Proex de Literatura, é composta por poemas, crônicas, microcontos e fotografias. As narrativas são fruto das experimentações e descobertas do poeta acerca de si mesmo de suas capacidades enquanto artista e agente social por meio de viagem feita sem dinheiro pelo litoral brasileiro divulgando seu primeiro livro e conhecendo espaços de resistência e produção autossuficiente.

O primeiro dia de festa ainda terá a exibição do filme “Solo Desaparecido”, às 19h e, logo após, bate-papo com a diretora Beatriz Morbach. Para encerrar, show musical, às 21 horas. Charles do Arraia vai fazer você dançar do forró ao rock n´roll.

Dia 15 de dezembro

No sábado, a Mucanpa vai ocupar a Praça São Félix, na Velha Marabá, a partir das 19h horas. As bandas Aedo XXI e Ponto Alto apresentarão suas composições autorais com rock e música alternativa.

Nesta edição, os convidados são Raiorama, Tom Gonçalves, Jorginho Ropha, Lanara Moreira, Clauber Martins e Batucada Misteriosa. O palco será tomado de música regional, cumprindo o objetivo da Mucanpa: evidenciar as produções de músicos e artistas locais e regionais e contribuir para fortalecimento da cultura regional e consolidação da música como estratégia pedagógica de ensino-aprendizagem e integração cultural nos mais variados espaços.

Serviço:

6ª Mostra Universitária da Canção Paraense da Unifesspa

13 de dezembro, exibição do filme “Aikewara”, na sala de cinema do Sesc Marabá, 19h;

14 de dezembro, Tapiri da Unidade I da Unifesspa (Folha 31, VP8, Nova Marabá);

15 de dezembro, Praça São Félix, Velha Marabá, a partir de 19h.

Fim do conteúdo da página