Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Bancada paraense apresenta emenda para construção do Hospital Veterinário da Unifesspa

  • Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 17h38
  • Última atualização em Terça, 13 de Novembro de 2018, 10h35
  • Acessos: 3431

BancadaParaenseOrc2019Das 15 emendas da bancada paraense apresentadas ao orçamento 2019, uma foi destinada à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Para (Unifesspa). Após articulação com os parlamentares que representam o Estado, a Reitoria da Unifesspa conseguiu que uma emenda fosse designada à construção do Hospital Veterinário, projeto vinculado ao curso de Medicina Veterinária da Unifesspa. O espelho da emenda de número 71150004 já está disponível para consulta no site da Câmara dos Deputados. 

O Hospital Veterinário será construído numa área de aproximadamente 2 mil metros quadrados e permitirá  a realização de atendimento clínico e cirúrgico para pequenos e grandes animais, além de suporte ambulatorial e de laboratórios. 

Realização de exames e cirurgias

O planejamento de construção do hospital, coordenado pelo Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) da Unifesspa, no Campus de Xinguara, prevê ambientes para internação de cães e gatos, quatro ambulatórios para atendimento de pequenos animais e área de diagnóstico por imagem com raio x e ultrassonografia. 

O projeto inclui dois centros cirúrgicos para pequenos animais e um para grandes animais. Além disso, o hospital irá dispor de cinco laboratórios, contemplando as seguintes áreas: patologia clínica, microbiologia e doenças infectocontagiosas, parasitologia, patologia e reprodução animal. A estrutura também deverá contar com um curral com baia para atendimento de grandes animais.

A unidade hospitalar deverá conter, ainda, espaços para recepção, administração, área de preparação dos animais, lavanderia, setor de esterilização, farmácia, almoxarifado, salas para professores e ambientes de acomodação dos veterinários e residentes.

Diagnóstico de doenças infectocontagiosas

O complexo laboratorial do Hospital permitirá a prestação de diversos serviços gratuitos a exemplo de diagnóstico de doenças infectocontagiosas como leshimaniose, leptospirose, entre outros. “É uma estrutura extremamente importante para a qualidade do ensino oferecido pela Unifesspa, mas que também permitirá a prestação de serviços à sociedade. Essa articulação para a obtenção da emenda, inicialmente apresentada no valor de R$50 milhões, é essencial para que a Unifesspa possa continuar avançando. Nesse quadro de restrições orçamentárias, vamos batalhar para seja mantido o maior valor possível dessa emenda”, ressaltou o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro.

De acordo com o professor Lucas Abud, diretor adjunto do IETU e professor do curso de Medicina Veterinária da Unifesspa, a estrutura do hospital será fundamental para o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão no campus de Xinguara. “O espaço contará com sala de aula de técnica operatória, servindo tanto para aulas de cirurgia quanto para projetos de extensão que abordam a cirurgia de vários animais. De maneira geral, o hospital além de atender às atividades de ensino, servirá de base para a pesquisa, em especial voltada para cirurgia clínica”, detalhou.

Fim do conteúdo da página